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Faça de 2018 um ano excelente em sua carreira freelance

metas freelancer

Lá no início de 2017, provavelmente você criou algumas resoluções de ano novo. Talvez, algumas dessas metas fossem relacionadas à sua carreira freelance. Acertei?

Profissionais mais experientes devem ter planejado atrair mais clientes, tornarem-se mais organizados, entre outras muitas boas intenções. Freelas iniciantes provavelmente definiram objetivos relacionados a começar a criar um caminho independente e terminar o ano saindo do zero a zero financeiro.

Seja onde você estiver em sua jornada como freelancer, tenho certeza de que está fazendo um grande trabalho. Mas, infelizmente, estamos aqui novamente em um ano e em um primeiro trimestre que pode definir muito do que vem pela frente. É hora de criar uma nova lista de objetivos para sua carreira freelance!

Carreira Freelance: metas para adotar em 2018!

 

Se você não tem claras quais são as metas que você precisa definir para si mesmo como profissional independente, abaixo estão alguns bons pontos de partida para ajudar você nos primeiros meses de 2018 – e muito além disso!

 

metas 2018

1.Organize seus clientes

 

Nada pode prejudicar mais o dia a dia de um freelancer do que falta de organização na lista de clientes e nos procedimentos necessários para o relacionamento com cada um deles. Pode ser que um cliente queira sempre as entregas nas sextas-feiras e outro costume fazer reuniões com você nas quartas. Por isso, familiarizar-se com ferramentas como Google Calendar, Slack e Trello pode ser um importante passo para colocar ordem em seus freelas.

Você pode facilmente desenhar um planejamento para cada projeto, criar tarefas para si mesmo em diferentes datas e dedicar algumas horas especificamente para cada cliente, evitando qualquer conflito. Caso contrário, você pode se colocar em um buraco sem fundo se não estiver organizando tarefas, ligações, projetos e até mesmo logins e senhas para as plataformas de seus clientes.

Tire algumas horas para adaptar essas plataformas para o dia a dia do seu trabalho. Com o tempo, você vai começar a perceber o quanto estava perdendo tempo tentando se manter focado e organizado sem contar com esse tipo de ferramenta de produtividade.

2. Repense seus serviços e preços

 

Por mais experiente que seja, o início do ano sempre é uma boa oportunidade para rever o que oferece para o mercado. Especialmente se você precisou prestar uma variedade grande de serviços para conseguir os primeiros clientes…

Você pode fazer qualquer coisa entre design gráfico, programação, redação de conteúdo (e sabemos que a lista vai longe). Cedo ou tarde, você pode perceber que está se esforçando demais tentando ser bom em muitas coisas.

Embora seja ótimo ter uma variedade de serviços no portfólio, você também quer oferecer ao mercado aquilo que faz de melhor – e não apenas o que simplesmente sabe fazer, mas não em um nível de especialista.

Tire um tempo para olhar com calma tudo o que fez no último ano, elimine tarefas que não fazem mais sentido e crie uma lista mais concisa de serviços a oferecer para seus clientes. Isso irá mantê-lo mais focado em suas principais habilidades e com certeza irá eliminar boa parte do estresse em entregar projetos tão diferentes entre si para seus clientes.

3. Crie metas claras para seu trabalho

 

Como freelancers, nós cumprimos dois papéis diariamente para que nosso negócio caminhe bem: o de empregado e o de empregador. Isso pode ser bem complicado naqueles momentos em que você está tentando receber um valor atrasado ao mesmo tempo em que termina um grande projeto.

Nesse ponto, você pode continuar avançando no ritmo que está ou, então, dar um passo atrás para descobrir o que realmente quer desse ano como freelancer.

Quer ser capaz de terceirizar parte de seu trabalho para liberar mais tempo? Quer encontrar clientes que pagam melhor para reduzir um pouco sua lista de projetos? Independentemente de quais forem suas metas, é bom ter clareza para que elas guiem todas as suas decisões durante o ano e o mantenham no foco certo.

Lembrando, é claro, que a vida toma caminhos que não esperamos e que tudo pode mudar. Mas, ao menos ter foco em suas metas irá ajudar a tomar decisões mais bem calculadas quando isso acontecer.

4. Defina fronteiras entre seu trabalho e vida pessoal

 

O maior problema que freelancers podem enfrentar, mesmo com anos de experiência, é perder o famoso equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Nossa casa muitas vezes é nosso escritório, nosso sofá pode ser cadeira de trabalho e almoço e jantar muitas vezes acabam virando um só no dia a dia.

Já que não precisamos bater o ponto no escritório, definir limites é o caminho para encontrar este equilíbrio.

Você pode simplesmente definir horários de entrada, saída e pausa para você – e desligar o notebook quando for hora de descanso. Tirar férias como freelancer (sem acessar o e-mail) também é excelente para estabelecer estes limites.

Alguns freelas podem pensar que este seja o verdadeiro beijo da morte, mas, cabe lembrar, que se você não fizer isso por você, certamente seus clientes não o farão. Pode ser que alguns clientes não entendam seu tempo desconectado e, então, você precisa tomar decisões se eles valem a pena ou não. Porém, acredite, existem clientes que vão entender sim que você precisa de um tempo para descansar (e para manter a sanidade).

O que vai fazer diferente neste novo ano?

 

Embora você nunca deva esperar por um novo ano para fazer mudanças em sua carreira freelance, algumas vezes o poder de apenas ver a mudança de um novo ciclo é um ótimo ponto de partida. Este primeiro trimestre é excelente para iniciar novos métodos, processos e relacionamentos com os clientes.

Aproveite que todos estão vivendo um novo ciclo para criar metas novas e positivas para você mesmo!

 

Post traduzido e adaptado do original publicado no Freelancers Union.


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Lu Costa

Especialista em Conteúdo Digital, Inbound Marketing e Growth. Empreendeu por 9 anos, começando como freelancer e terminando como líder na agência Content2B. Hoje está de volta ao modelo de trabalho tradicional, mas segue entusiasta de temas como open talent e empreendedorismo.
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Lu Costa

Especialista em Conteúdo Digital, Inbound Marketing e Growth. Empreendeu por 9 anos, começando como freelancer e terminando como líder na agência Content2B. Hoje está de volta ao modelo de trabalho tradicional, mas segue entusiasta de temas como open talent e empreendedorismo.

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