Para sua empresa crescer, frequentemente é necessário contar com o apoio de profissionais além daqueles que fazem formalmente parte da sua equipe – inclusive para trazer conhecimento especializado para algumas demandas, como o desenvolvimento de um novo site, uma campanha nas redes sociais ou um projeto audiovisual, por exemplo. Para este tipo de demanda, geralmente a dúvida que surge é: contratar agência ou freelancer?
Neste artigo, vamos diferenciar esses dois modelos de prestação de serviços para que você possa escolher aquele mais adequado à sua demanda e à realidade da sua empresa.
Ah, e se você tem a imagem do freelancer apenas como opção mais barata do que as agências, vai descobrir que é muito mais do que isso!
Agência ou freelancer: por que essa é uma decisão tão estratégica?
Ao administrar um negócio, você gerencia muitas demandas ao mesmo tempo, focando naquelas mais urgentes ou estratégicas para o negócio se manter competitivo no mercado.
Com isso, é comum que alguns projetos importantes fiquem parados na gaveta, até que surja tempo e energia para realizá-los. O problema é que, na rotina atribulada da gestão, muitos acabam esquecidos e são perdidas oportunidades importantes de posicionamento de marca e conquista de clientes.
Principalmente nas demandas relacionadas a Marketing, Comunicação e Relações Públicas, que são essenciais para construção da imagem da empresa e para a captação de clientes. Ou seja, também muito estratégicas para uma organização.
Por requererem conhecimento especializado para a sua realização, esses projetos acabam não se tornando prioridade para quem conta com uma equipe mais enxuta. Por isso, é tão importante contar com o apoio de profissionais capacitados, sejam freelancers ou parte do time de uma agência especializada.
Essas contratações terceirizadas em projetos estratégicos têm o poder de alavancar seus resultados!
O que é melhor, contratar uma agência ou freelancer?
Essa é uma pergunta bastante comum no mercado e para a qual não existe resposta única. A decisão vai depender muito da natureza do projeto, da sua necessidade no momento, do seu orçamento e do modelo de relacionamento que procura.
Abaixo listamos as principais características desses dois formatos de prestação de serviços para ajudar na sua decisão.
Agência
Agências usualmente possuem uma equipe maior de atendimento, com funções divididas em departamentos ou atividades. Por exemplo: atendimento, planejamento, conteúdo, mídia, desenvolvimento, entre outros.
A estrutura maior permite também a realização de projetos de maior escopo e que exigem a combinação de diferentes habilidades, sob uma única gestão. O que pode otimizar seu tempo ao contar com um único fornecedor.
Uma vez que uma agência possui um número maior de clientes, é interessante avaliar como será o atendimento para a sua empresa, garantindo que terá um número suficiente de horas dedicadas à sua demanda, principalmente as mais urgentes.
Outro ponto a considerar, ainda, é quem será a interface da agência com a sua empresa. Uma vez que existe a figura do atendimento neste tipo de empresa, é importante que ele tenha o conhecimento especializado para entender seu mercado de atuação e repassar os briefings com maior qualidade para os profissionais que irão executar as atividades.
Vantagens de contratar uma agência:
- Equipe multidisciplinar
- Capacidade de execução de projetos maiores
Freelancer
Um freelancer, por sua vez, é um profissional especializado que atua de forma independente, prestando serviços a vários clientes, de acordo com a sua capacidade.
O modelo pode ser bastante parecido à prestação de serviços de uma agência, inclusive porque a maioria desses profissionais possui empresa aberta em seu nome, como MEI ou ME, podendo emitir nota fiscal para facilitar sua gestão contábil.
É importante também, como falei no início do texto, mudar a visão que existe do freelancer como mão de obra mais barata ou como alguém que está fazendo apenas um bico para ganhar uma grana extra.
Este é um formato de carreira cada vez mais consolidado, se tornando opção para profissionais experientes e especializados que buscam mais autonomia em sua rotina profissional.
Além disso, ao contratar um freelancer você terá um atendimento mais personalizado e focado em seu projeto.
Vantagens de contratar um freelancer:
- Profissional especializado
- Atendimento próximo e personalizado
Agência ou Freelancer: como escolher?
Freelancers e agências são duas opções seguras e viáveis para empresas que precisam acelerar resultados ou executar projetos que exigem conhecimento ou habilidades especializados. Inclusive, no mercado de Marketing e Comunicação, ambos tipos de fornecedores costumam trabalhar juntos e colaborar em projetos.
Para tomar a decisão que melhor atende às suas demandas, então, cabe avaliar as necessidades da sua empresa, o tamanho do projeto e o modelo de atendimento ideal para a sua realidade de negócio.
➡ Se optar por contratar um freelancer, escrevi outro artigo aqui no site com recomendações para fazer a seleção e a contratação com maior assertividade.
➡ E se precisar encontrar os melhores profissionais, o Vivendo de Freela tem uma página exclusiva para contratar freelancers. Nela você encontra profissionais com os mais diversos perfis: redatores, web designers, fotógrafos e outros.
➡ Se quiser saber mais sobre contratação de profissionais freelancers, fique à vontade para me escrever com suas dúvidas 🙂