Em momentos complicados como o que estamos vivendo, o primeiro pensamento que as pessoas costumam ter é “como meu negócio vai sobreviver?” ou, em outros casos, “como vou sobreviver como freelancer nesse cenário?”. Se você faz parte desse grupo, respira fundo: sabe aquele papo sobre encontrar oportunidades na crise? Pois é, saiba que isso pode, sim, acontecer.
Contudo, é claro que isso demanda bastante trabalho e uma mudança de postura diante da situação. Portanto, para começar, em vez de encarar o atual contexto somente como um problema, você pode tentar encará-lo como uma chance de crescer. Já pensou nisso?
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Grandes negócios já surgiram em cenários desfavoráveis
Não estamos falando que é fácil, nada disso! Porém, ao mesmo tempo, é verdade que oportunidades existem mesmo nessas circunstâncias, afinal, grandes empresas surgiram em cenários que pareciam bem desfavoráveis — basta pensar no Airbnb, Uber e até na Fanta).
Como eles conseguiram? Bom, em primeiro lugar, certamente esses empreendedores não assumiram uma atitude de conformismo. Eles colocaram as mãos na massa, analisaram o mercado e fizeram vários movimentos para buscar uma forma de ter sucesso e se tornar o que são atualmente.
4 ferramentas que podem ajudar a encontrar oportunidades na crise
Sendo assim, vamos falar sobre algumas ferramentas que podem ser bem úteis para ajudar a encontrar oportunidades na crise e virar o jogo. Vamos lá?
1. Análise SWOT
Você provavelmente já deve ter ouvido falar da famosa análise SWOT. Mas, já tentou usá-la? Identificar os pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças do seu negócio e do mercado é um bom ponto de partida. Isso permite que você tenha uma visão mais ampla da situação.
Então, para começar, vamos falar do macroambiente?
Aqui você irá avaliar o cenário externo, ou seja, as oportunidades e ameaças do mercado. Trata-se do momento de sentar e pesquisar sobre as partes demográfica, econômica, natural, tecnológica, política/legal e sociocultural. Lembrando que cada item precisa ser respondido com dados de fontes confiáveis!
Você deve estar se perguntando: “por que isso é relevante? ”. Porque com dados confiáveis na mão e sabendo o cenário real em que está inserido, você pode ter insights, encontrar oportunidades na crise, assim como identificar e criar planos para gerenciar riscos.
E o microambiente? Onde ele entra nisso tudo?
Em uma segunda etapa, você irá avaliar os pontos fortes e fracos ligados ao ambiente interno — seja como empresa ou como um freelancer. Sendo assim, você irá identificar de forma crítica e sincera: recursos humanos, recursos financeiros, gestão, capacidade de produção, atendimento, produtos, concorrentes.
Agora, tendo esses dados em mãos, você criará um quadro 2×2 (escrevendo forças e fraquezas para ambiente interno e oportunidades e ameaças para ambiente externo) e irá preencher com as informações coletadas.
O intuito aqui é que você consiga identificar os seus pontos fortes e as oportunidades e investir nisso, assim como minimizar os riscos das ameaças e lidar com suas fraquezas para melhorar.
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2. Persona
Você sabe para quem está vendendo? Para quem ainda não tem uma persona (o perfil de cliente ideal), talvez esse seja o momento para identificar ou criar a sua persona. Dessa forma, você conseguirá ter mais clareza sobre com quem está falando e quais são as dores desse consumidor.
Por que fazer isso? Porque tentar oferecer tudo para todos pode dificultar a missão de conseguir novos clientes, afinal, você seria mais um competindo por espaço. Então, ao invés disso, focar em um segmento pode ajudar a otimizar os esforços e, principalmente, identificar dores latentes desses consumidores. Traduzindo: identificar problemas que seus clientes têm, mas que ainda não têm produtos/serviços para solucionar.
Nesse caso, o feedback e os comentários são boas ferramentas para conseguir criar soluções que têm demanda no mercado. Prestar atenção ao que estão dizendo é o segredo aqui!
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3. Tendências de mercado
Para encontrar oportunidades na crise, você precisa acompanhar o que está acontecendo no mercado. Pensando na forma como os hábitos dos consumidores vêm mudando com os anos, após uma crise geral ou uma recessão, o que poderia acontecer com seu segmento?
De que forma empresas similares estão lidando com a situação? O que especialistas estão falando sobre o futuro da economia?
Sim, esse é o momento de acompanhar as mudanças que estão acontecendo, avaliar possíveis cenários, identificar de que forma você pode se adaptar à nova realidade e quais oportunidades estão surgindo. E, claro, se atentar ao que acontece ao seu redor.
Por exemplo: você percebeu que os serviços de compartilhamento (como Uber, Airbnb, sites para emprestar coisas etc) estão se tornando mais populares? E já notou como a digitalização de um negócio pode fazer muita diferença? Ou como ter redes sociais é um requisito básico hoje?
Pois, então, mantenha os olhos abertos para conseguir usar isso para pensar em ideias inovadoras!
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4. Canvas
Essa é uma ferramenta que permite conhecer melhor o seu negócio e serve mesmo se você for freelancer, já que você está prestando serviços. O Canvas possibilita que você distribua as informações de forma simples e visual, facilitando a visão do todo.
Para isso, ele é formado por nove quadros:
- Proposta de valor (qual o seu diferencial?);
- Atividades-chave (qual sua solução?);
- Recursos-chave (como você pode ser diferente?);
- Rede de parceiros (por exemplo: fornecedores);
- Segmento de clientes (público-alvo ou persona);
- Canais (onde você oferece seus serviços/produtos?);
- Relacionamento com o cliente (formas de contato);
- Estrutura de custos (gastos principais);
- fluxo de receitas.
Você pode repartir um papel em nove partes e colar post-its com as respostas. É como um Plano de Negócio só que bem mais simples.
Como isso irá te ajudar? Bem, digamos que você encontrou uma oportunidade depois de utilizar as primeiras ferramentas que mencionamos. Com o Canvas, você poderá explorar de forma estruturada como serão as etapas básicas desse movimento.
Conclusão: Usando as ferramentas certas para encontrar oportunidades na crise
Para encontrar oportunidades na crise, você precisa agir. Para começar, uma análise SWOT pode ser super útil para lançar um primeiro olhar tanto para o seu negócio quanto para o mercado.
Em segundo lugar, se ainda não tem, defina uma persona. Se já tem, procure ouvir o que o seu cliente tem a dizer para identificar quais são os seus problemas e de que forma você poderia ajudá-lo.
Nesse sentido, outro ponto importante é se aprofundar em um estudo de mercado. Olhar ao seu redor pode trazer ótimos insights.
Por fim, faça um Canvas para organizar tudo, afinal, não podemos esquecer que o planejamento é sempre fundamental, sobretudo para que uma boa ideia se torne uma ótima chance a ser explorada!
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