Você sabe o que é SEO? Vou dar uma pista: pode ajudar você a aumentar os seus ganhos como freelancer!
Com a quarentena provocada pela pandemia da COVID-19, houve um aumento na busca por trabalhos freelancers que pudessem de alguma forma ajudar no complemento da renda.
Uma das áreas do Marketing Digital que viu crescer bastante o número de oportunidades para freelancers foi a produção de conteúdo para web e o SEO.
Neste artigo, você vai conferir um pouco do que é o SEO e como aprender sobre ele pode elevar seus ganhos mensais como freelancer e também de outras formas.
O que é SEO?
Mas, afinal, o que é SEO? A sigla significa Search Engine Optimization, que nada mais é do que um conjunto de técnicas que são aplicadas em sites para melhorar o posicionamento na SERP (páginas de resultados do Google).
Se ainda ficou confuso(a) não se preocupe. Logo abaixo, há algumas imagens que irão ajudar a entender melhor do que se trata.
Imagine que alguém foi no Google, buscou pelo produto notebook Samsung i5 e se deparou com os seguintes resultados:
Como podemos observar, estes foram os três primeiros resultados que apareceram para o usuário. Isso quer dizer que no momento em que esse artigo foi escrito, os sites que tinham a melhor otimização para a palavra chave “notebook samsung i5” eram respectivamente:
- Americanas
- Casas Bahia
- Magazine Luiza
Mas, pense que na segunda página do Google (onde quase ninguém vai), existe um site chamado “soubarato” que também gostaria de estar bem posicionado para essa busca, mas que atualmente não está.
Por estar na segunda página do Google, muito provavelmente não recebe nenhum acesso, ou seja, não recebe tráfego e nem gera leads.
Agora ficou fácil entender o que é SEO, certo? Serão então aplicadas técnicas para fazer com que esse site do “soubarato” saia dessa segunda página do Google e vá para a primeira, o que consequentemente irá gerar mais tráfego e novos possíveis clientes que desejam comprar esse notebook da Samsung.
>> Tabela de preços freela: qual é o método perfeito para cobrar pelo seu trabalho?
Quais são os tipos de SEO?
Agora que você já sabe o que é o SEO e a sua importância para uma boa estratégia de Marketing Digital, você pode estar se questionando “tá, e quais são essas otimizações?”.
É o seguinte… o SEO é dividido em:
- SEO Técnico;
- SEO On Page;
- SEO Off Page.
Cada uma dessas frentes conta com otimizações específicas.
Por exemplo, em SEO Técnico normalmente será realizada uma auditoria de todo o site (ou de grande parte dele) para entender quais pontos técnicos estão prejudicando o SEO.
Serão vistos problemas, como:
- Arquitetura da Informação e Estrutura do Site;
- Páginas com Erros;
- URLs não amigáveis para o robô e para o usuário;
- Indexação do site.
Já no SEO On Page, serão vistos coisas como:
- Se a palavra-chave está sendo bem trabalhada na página;
- Se a página possui conteúdo relevante (mesmo que seja para e-commerce);
- Se as imagens estão bem otimizadas.
Por fim, mas não menos importante, temos o SEO Off Page, em que o objetivo principal será conseguir backlinks relevantes de outros sites para o site do “soubarato”.
Como o SEO pode aumentar meus ganhos como freelancer?
Nesse momento do artigo você já sabe o que é SEO e o que significa a otimização para motores de busca e como ela é dividida.
Agora, chega o momento de entender como ele pode te gerar mais renda no mês.
1. Como produtor de conteúdo
Um dos trabalhos mais comuns de quem é freelancer é o de produção de conteúdo, principalmente voltado para blogs e sites institucionais.
Geralmente, é exigido que a pessoa tenha pelo menos uma noção mínima de escrita para a web e entenda também como funciona o comportamento do usuário na internet.
Todavia, um conhecimento muito solicitado para esse tipo de profissional é justamente o SEO, mais especificamente o SEO On Page.
Na imagem abaixo, você consegue ver um exemplo de job postado no Trampos.co, de produtor de conteúdo freela, em que a pessoa responsável pela vaga exige que o redator tenha esse conhecimento.
Como já comentado neste artigo, o conhecimento exigido para esse tipo de vaga é o SEO On Page.
Então, não se preocupe se você não tem uma formação em TI, por exemplo, para conhecer aspectos mais técnicos desse tema.
Esse foi um bom exemplo de como o SEO pode aumentar sua renda no final do mês, pois com esse tipo de conhecimento seria possível se candidatar para o job e aumentar suas chances de conseguí-lo.
>> Marketing de indicação: como receber indicações pelo seu trabalho e gerar mais vendas
2. Como um SEO
A segunda forma em que o SEO pode melhorar os seus ganhos é justamente prestando serviços freelancers em SEO.
No job anterior, o foco era só a produção do artigo com técnicas mais básicas de SEO On Page.
Agora, com um job específico, será necessário mais alguns conhecimentos extras.
Veja a imagem abaixo…
Para um job desse, você não será mais apenas um produtor de conteúdo, mas, sim, um SEO. E, sendo assim, será necessário pensar em estratégias utilizando (SEO Técnico, On Page e Off Page) para melhorar o posicionamento da página que o cliente quer.
Ou seja, há uma exigência de conhecimento um pouco maior, porém muito provavelmente a sua renda também será maior.
Agora, você irá ler algo que dificilmente é falado aí pela web. Talvez para diminuir a concorrência. Mas, estou aqui para te ajudar!
Por mais que exista aquelas três divisões que já foram comentadas, a frente que é a mais forte e a que tende mais a dar resultado é o SEO Off Page.
Então, se você pretende pegar jobs freelas de SEO para aumentar seus ganhos no mês, dedique o seu tempo em aprender o máximo possível de estratégias para ganho de backlinks.
>> Como conseguir clientes como freelancer? Dicas para quem precisa de projetos AGORA!
Dica bônus
Por mais que o conteúdo abordado nesse artigo até aqui seja com foco em SEO para aumento de renda com jobs freelas, aprender essas técnicas pode levar você para outros patamares.
Atualmente, o Marketing Digital se tornou complexo a um nível que existem diversas áreas nas quais você pode atuar.
Uma área muito comum hoje no Marketing Digital e que está chamando a atenção de muita gente é a área de afiliado digital. Esse tipo de profissional trabalha promovendo produtos digitais de outras pessoas pela internet e, à medida em que cada venda for realizada por ele, será paga uma comissão de acordo com o que foi acordado com o produtor.
Se você aprende SEO, por exemplo, além de usar esse conhecimento para pegar trabalhos freelancers, haveria também a oportunidade de usá-lo para montar seus próprios projetos trabalhando como afiliado de produtos digitais, por exemplo.
Com isso, sua renda mensal aumentaria consideravelmente, visto que não dependeria apenas dos jobs freelas.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu o que é SEO, sua importância e como ter esse tipo de conhecimento no currículo pode ajudar você a aumentar sua renda no final do mês.
Esperamos que esse conteúdo tenha contribuído de alguma forma para o seu crescimento profissional!
E aí, já conhecia algumas dessas técnicas? Compartilhe abaixo com a gente! 🙂
Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post! 😃