Ícone do site Vivendo de Freela

Ciclo menstrual e produtividade: o que isso tem a ver?

ciclo menstrual e produtividade

Produtividade é um tema que eu leio e estudo bastante. Desde que me tornei redatora freelancer, já usei várias técnicas e, vira e mexe, estou mudando. Acredito que a produtividade é a chave para uma vida freela feliz. Sem ser produtivo, pode ter certeza, você vai sentir que a sua vida se resume a trabalhar… E, quando é assim, noites na frente de um computador não são exceção e a grana parece que nunca vem. Ou quando vem, você sente que não vale a pena!

Ser produtivo, contudo, não tem nada a ver com se transformar em uma máquina. Para mim, tem mais a ver com organização e descanso certo, do que qualquer outra coisa…

Há um ano atrás, porém, eu estava plena e organizada no “reino do Pomodoro” quando tomei a decisão de deixar de tomar o anticoncepcional, depois de mais de 20 anos colocando uma bolinha de hormônio goela a baixo, todo santo dia! Por conta de diversos motivos, essa parecia ser uma decisão bastante sensata. No entanto, o que posso dizer foi que eu me transformei em um monstro e tudo (absolutamente tudo!) o que eu sabia e fazia para ser mais produtiva foi por água abaixo! O que acabou me levando a descobrir que o nosso ciclo menstrual tem muito a ver com a nossa produtividade e pode sim ajudar na vida de freelancer.

Cabelos que caem, peito que dói, texto que não sai

Antes de contar o meu relato pessoal e o que eu aprendi sobre produtividade e sincronização do ciclo menstrual, eu gostaria logo de mandar aquele spoiler. Eu não sou uma profissional da área médica, e tudo o que vou escrever aqui é baseado no que estudei e testei em mim mesma. Não recomendo que ninguém pare de tomar a pílula de um dia para o outro, nem siga o que está escrito aqui. O ideal é contar com um suporte médico, especialmente de ginecologistas que tenham uma proposta menos pró-pílula. Também sugiro que você se observe mais durante o seu ciclo menstrual. Eu cresci com a ideia de que menstruação era um saco e hoje vejo as coisas de forma bem diferente…

Enfim, feitas essas considerações, vamos ao que interessa! No primeiro mês sem a pílula, me transformei em um monstro, como contei. Cabelo caindo, peito doendo, humor variando muito e nada de energia para trabalhar. Eu me sentia exausta! Mesmo sem ter feito quase nada no meu dia. E, claro, isso interferiu bastante no meu dia a dia de freelancer, no relacionamento com os meus clientes e na grana no final do mês.

Essa foi a segunda vez que decidi parar de tomar a pílula. Mas jurei que, independentemente dos sintomas, eu seguiria firme e forte! Não foi fácil e o que me ajudou muito a superar o descontrole hormonal em que eu me meti foi ter conhecido este site e o trabalho da Alisa Vitti, uma nutricionista especializada em hormônios femininos. Além de propor algumas mudanças na dieta e no estilo de vida, Alisa explica bem como as fases do nosso ciclo menstrual interferem em tudo. A mulher é cíclica e deveríamos aproveitar mais isso!

Desde que entrei em contato com o trabalho da Alisa mudei diversas coisas na minha rotina e, no que diz respeito à vida de freela, também venho mudando. A ideia é aproveitar melhor os meus ciclos em prol de resultados e da melhoria da minha produtividade.

Ciclo menstrual e rotina de trabalho

Depois de entrar em contato com o trabalho da Alisa e ler o livro “The woman’s code”, comecei a ler e estudar sobre o ciclo menstrual. Confesso que com 30 anos de idade, eu mal me lembrava das aulas de educação sexual do colégio e todas as informações que encontrei na internet traziam dados para quem quer engravidar e não para quem quer ser mais produtiva! O ciclo menstrual tem uma interferência enorme na vida das mulheres e todas nós deveríamos saber mais sobre ele, independentemente do desejo de engravidar.

Segundo a Alisa, o ciclo menstrual é dividido em 4 fases e, em cada uma delas, estamos mais ou menos propensos a executar certas atividades.

Fase folicular: viva a criatividade!

A fase folicular se inicia com a menstruação. Nesse momento, nossos hormônios estão em um nível mais baixo e é durante essa fase que o estrogênio começa a aumentar. Na fase folicular a energia criativa está em alta. Por isso, é o momento ideal para começar novos projetos, planejar o mês, fazer um brainstorm com clientes e focar mais em reuniões.

Eu que trabalho escrevendo, foco essa fase para produzir mais conteúdos para o meu blog e pensar em projetos paralelos que eu acredito que são bem importantes para a vida freela.

Fase ovulatória: comunicação e colaboração

A fase ovulatória ocorre justamente no meio do seu ciclo e é conhecida como o período fértil. Nessa fase, a comunicação e atividades colaborativas estão em alta. Também é o momento ideal para ter conversas importantes e fazer negociações. Na fase ovulatória seu magnetismo fica mais alto, portanto, pode ser um bom momento para prospectar novos clientes e fechar novos contratos.

Fase lútea: é hora de fazer!

Na fase lútea você está mais concentrada para realizar suas tarefas. Nessa fase, você também tem mais prazem em concluir suas atividades e projetos do dia a dia. Por uma questão de sorte, ou talvez sabedoria da natureza, essa é a fase mais longa do ciclo, o que ajuda bastante. Além de ser ideal para concluir projetos, sabe aquelas atividades administrativas e de contabilidade que a gente vive adiando? Então, esse é o momento!

Fase menstrual: reflexão e intuição

Durante a menstruação, nossos dois hemisférios cerebrais estão se comunicando perfeitamente! Isso favorece avaliações, correções na nossa rotina e até ouvir a nossa intuição. Durante a menstruação estamos no momento perfeito para refletir se continuamos ou não com aquele cliente, o que precisamos fazer para atingir nossos objetivos e se estamos indo na direção que gostaríamos. É um momento mais introspectivo e de análise.

Ciclo menstrual e produtividade na prática

Tive que fazer alguns ajustes na minha rotina até sentir que havia voltado ao normal. Percebi que infelizmente, nosso ritmo de trabalho não é nada cíclico, por isso é preciso ter alguns cuidados para conseguir priorizar a sua natureza em detrimento do ritmo do mundo.

Procurei fazer alguns ajustes, como colocar a parte de emissão de notas e faturamento alinhada com a minha fase lútea, por exemplo. E também passei a fazer prospecções apenas em um momento do mês, na fase ovulatória. Tento concluir o máximo de jobs antes de ficar menstruada. Sei que as cólicas e a indisposição são grandes especialmente nos primeiros dias, então me dou o direito de descansar mais e fazer menos.

Confesso que com todos esses ajustes os resultados foram sutis, mas eu me sinto me respeitando mais e sinto que o meu dia a dia segue em maior harmonia.

O que eu aprendi sobre produtividade é que existe uma série de fatores que precisam ser ajustados fora do trabalho. E a vida é dinâmica e imperfeita, por isso é impossível ser mega produtivo todos os dias. Vale mais buscar o equilíbrio, do que se transformar em uma máquina de fazer. O exercício é diário, mas o autoconhecimento compensa!

E, você? Já tinha ouvido falar em produtividade e sincronização do seu ciclo menstrual? Já tentou? Me conta mais aí nos comentários!

Sair da versão mobile