Quem está começando a atuar como freelancer ou está passando por um período com poucos projetos tem, compreensivelmente, uma certa pressa para conseguir clientes. Como sabemos, infelizmente, os boletos chegam todos os meses e, portanto, não dá para esperar.
Como o profissional que trabalha de forma autônoma não conta com um ganho mensal fixo, é muito comum, ao concluir os trabalhos que estavam em andamento, você ficar com pouca demanda ou até com nenhuma. E às vezes a gente está tão envolvido com os jobs que se vê nessa situação de repente e precisa correr atrás para poder cobrir as despesas do mês.
Mas o que fazer quando você precisa de trabalho o mais rápido possível? Bom, a resposta que eu tenho para dar quem está precisando conseguir clientes como freelancer tipo AGORA é: foque nos canais de curto prazo!
Quer entender melhor? Neste artigo, vou falar um pouco sobre os canais e os seus prazos e trazer dicas para quem está correndo atrás do relógio para buscar novos projetos. Acompanhe!
Tipos de canais para conseguir clientes: curto, médio e longo prazo
Sempre que me perguntam onde conseguir clientes, eu respondo “depende”. Isso porque cada canal de divulgação tem as suas características, suas taxas de conversão e o seu tempo médio para dar resultado — esse é, inclusive, um dos tópicos do curso Vendendo seu Freela.
Em relação ao período necessário para ter algum retorno, podemos classificar os canais em três categorias: curto, médio e longo prazo:
Curto prazo: 0 a 3 meses
- Indicações;
- Clientes atuais;
- Ex-clientes.
Médio prazo: 3 a 6 meses
- Prospecção ativa;
- Relacionamento no LinkedIn.
Longo prazo: mais de 6 meses
- Produção de conteúdo;
- Redes sociais, blog e site (SEO), colaborações.
Dicas de como conseguir clientes sendo freelancer quando tiver urgência de novos projetos
Se você precisa de um projeto para logo, não adianta focar em construir novos relacionamentos do zero nem em produzir conteúdo para lotar o feed do seu potencial cliente nas redes sociais, certo?
É preciso focar no que realmente vai dar resultado em pouco tempo, que são os canais de curto prazo. Nesse sentido, eu listei aqui algumas dicas para conseguir clientes quando você tiver urgência de novos projetos:
1. Foque em quem você já conhece
Em momentos como esse, é muito mais fácil fazer upsell — incrementar um projeto que está em andamento com outros serviços — ou cross sell — vender serviços relacionados ao que você já está fazendo — para clientes atuais.
Outra opção é retomar o contato com antigos clientes ou com aqueles com quem você não fechou proposta há um tempo atrás. Pode ser que esses clientes tenham novas demandas e aquela máxima “quem não é visto não é lembrado” é a mais pura verdade. Então, vale dar um alô para ver se eles não estão precisando de nada.
>> Vendas para profissionais independentes: 5 dicas sobre como vender o seu trabalho de forma eficaz
2. Venda serviços de entrada
Agora, se for mesmo tentar um cliente novo, que ainda não conhece o seu trabalho, a dica é tentar vender serviços de entrada com o objetivo de encantar e mostrar a qualidade do seu trabalho.
A ideia aqui é conquistar a confiança do cliente confiar para, depois, ir aumentando a demanda dos serviços. Para ilustrar, eu tenho alguns projetos de consultoria e treinamentos que faço com o intuito de ajudar a empresa a me conhecer para depois me contratar para um projeto maior.
3. Lembre-se de que se trata de um funil de vendas
O processo de vendas dos serviços de um freelancer é um funil de vendas. Isso significa que se trata de uma jornada de compra, que leva o seu tempo e que nem todo potencial cliente vai fechar negócio. Levar um “não” é absolutamente normal e precisamos nos habituar — inclusive a ficar com propostas sem respostas, porque vai acontecer.
No entanto, é extremamente importante que você conheça bem o seu funil de vendas para ter ideia de quantas propostas enviadas são fechadas, qual é o tempo do seu ciclo de vendas e também para entender onde você pode melhorar para fechar mais negociações.
>> O que é CRM e por que freelancers deveriam usar essa ferramenta?
É por isso que é muuuuuito importante usar o CRM. “Ah, mas eu tenho poucos clientes” — mesmo assim é fundamental ter registro do tempo que você leva do primeiro contato até enviar a proposta e até fechar os jobs. Portanto, a ferramenta é extremamente útil, pois ajuda a ter essa visão completa e a organizar muito melhor o processo de vendas.
4. Use canais que já estão consolidados
Além das dicas dos canais de curto prazo, também vale dizer que, para conseguir clientes mais rápido, vale utilizar os canais que você já costuma usar e que estão mais consolidados. Se você já vem fazendo um trabalho de longo prazo no LinkedIn, por exemplo, produzindo conteúdo de qualidade e tendo uma certa visibilidade, certamente pode ser uma boa prospectar por lá.
5. Tenha mais disposição para negociar
Não há dúvidas de que devemos valorizar o nosso trabalho e estabelecer preços justos para os nossos serviços. No entanto, se você realmente está precisando de grana urgente, provavelmente terá que estar um pouco mais aberto para negociar prazos ou dar um desconto, por exemplo.
Mas, é claro que é necessário sempre ter bom senso e, de alguma forma, deixar claro para o cliente que você está abrindo uma exceção.
>> Finanças para freelancers: 7 dicas para ter uma vida financeira estável como freela
6. Se precisar, recorra a soluções não permanentes
Outro ponto a considerar é que, se você precisa muito de dinheiro, talvez tenha que recorrer a soluções que não são aquelas “habituais”. Eu não indico usar plataformas de freela, por exemplo, porque não são vantajosas para o profissional. Mas, se vai faltar grana para pagar as contas, não resta opção a não ser ter um pouco mais de flexibilidade, certo?
Então, se surgir alguma oportunidade nessas soluções alternativas, é complicado deixar de fazer se você tem realmente urgência em ganhar algum dinheiro. A dica é entender que não é algo permanente, mas só uma solução de curto prazo para conseguir fechar o mês.
Enquanto isso, abasteça seu funil para os próximos meses!
O ideal para sempre ter bons freelas é equilibrar os três tipos de canais de divulgação — de curto, médio e longo prazo. Logo, não deixe de investir sempre nos outros meios, principalmente, para tentar evitar ao máximo situações extremas como essa, em que você precisa muito conseguir clientes do dia para noite.
Sendo assim, vou deixar aqui também algumas dicas sobre esses outros canais:
Prospecção ativa
É a forma mais trabalhosa de conseguir clientes, mas, ao mesmo tempo, um dos meios que pode trazer os melhores resultados. Ao prospectar ativamente, a probabilidade de você encontrar negócios alinhados ao seu perfil de público aumenta muito — e é por isso que cada vez mais freelas estão investindo nisso.
A minha dica aqui é, em primeiro lugar, definir o tamanho e o perfil de atuação das empresas de interesse e, depois, adaptar o discurso para cada abordagem, conforme a situação.
O LinkedIn é um grande aliado dos profissionais freelancers para conseguir clientes. Eu utilizo muito esse canal para fazer contatos e costumo ter ótimos resultados.
Não existe fórmula mágica, mas, além de ter tudo certinho — foto de perfil, experiências, resumo etc —, é importante dedicar um período do seu dia para interagir com a sua rede, fazer novas conexões e construir relacionamentos.
Além disso, a rede social é também um ótimo espaço para você produzir conteúdo de forma estratégica para que os potenciais clientes conheçam você.
Se você quiser se aprofundar mais sobre uso da ferramenta para conquistar projetos, eu tenho um treinamento online chamado LinkedIn para Freelancers, que vai abrir turma em breve. O curso traz muitas dicas sobre como divulgar os seus serviços e utilizar as melhores práticas para produção de conteúdo. Se tiver interesse em participar da próxima turma, é só preencher o formulário para entrar na lista de espera!
Produção de conteúdo em sites, blogs e outras redes sociais
Uma estratégia mais de longo prazo é produzir conteúdo para um site ou blog, utilizando técnicas de SEO, ou, ainda, produzir conteúdo para outras redes sociais, como o Instagram. Trata-se de canais que vão demorar um pouco mais para dar algum retorno, mas que, no longo prazo, são, sim, eficientes.
Contudo, em relação à produção de conteúdo, tenha em mente que não é, obviamente, o caso de fazer de qualquer jeito. É preciso ser estratégico, o que significa produzir conteúdo de qualidade (escrito e visual), manter a recorrência nas publicações, ter um público em foco e ser o mais claro possível sobre o tipo de serviço que você presta.
>> O que aprendi trabalhando como freela de social media
Portfólio online
Todo freelancer deve ter um bom portfólio online para divulgar o seu trabalho e, assim, conquistar clientes e projetos. Existem diferentes plataformas para isso, que são mais ou menos adequadas, de acordo com a sua área de atuação. Falamos sobre as opções neste outro artigo.
Além desses mais tradicionais, há outros formatos de portfólio para freelancers e um deles é a nossa página Contratar Freela, aqui no Vivendo de Freela. A ideia é ser uma plataforma de divulgação na qual você compartilha a sua experiência e os seus trabalhos e recebe contatos de potenciais clientes diretamente no seu e-mail. Clique abaixo para saber mais informações:
Chegou a hora de começar!
Bom, depois de todas essas dicas sobre conseguir clientes, é hora de se jogar e correr atrás, usando o que faz mais sentido para você — sem esquecer que é essencial combinar mais de uma estratégia para ter mais chances de fechar negócios.
Tem mais dicas sobre como conquistar projetos com urgência? Compartilha com a gente nos comentários!
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