Um dos objetivos de qualquer freelancer é conquistar mais projetos e fechar novos negócios. Mas, isso não significa que devemos aceitar todas as propostas que aparecem, concorda? Às vezes é preciso saber como dizer não ao cliente.
Quando iniciamos como freelancer é comum aceitarmos vários jobs, seja por questões financeiras ou para conseguir consolidar a nossa marca pessoal no mercado. Mas, o medo de dizer “não” pode ser bastante prejudicial para a nossa carreira. Isso porque pode provocar sobrecarga de trabalho, entregas sem qualidade, prejuízos financeiros, dentre várias outras consequências.
Com o passar do tempo conseguimos perceber e até mesmo listar alguns critérios que podem ser considerados na hora de aceitar ou não um projeto como freela. Como, por exemplo, o valor do trabalho, a nossa capacidade de entrega, as características do cliente, as características do projeto, dentre outros.
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Confira 4 dicas para saber como dizer não ao cliente
Eu, particularmente, ainda tenho dificuldade para recusar um trabalho – e sei que muitos freelancers também enfrentam essa mesma situação. Para aprendermos como dizer não ao cliente da melhor forma possível, seguem algumas dicas!
1. Tenha empatia
É importante lembrar que, quando negamos um projeto, estamos de, certa forma, “desaprovando” uma ideia que nos foi apresentada.
Por isso, a primeira dica sobre como dizer não ao cliente é que devemos ter o cuidado para que essa negativa não seja levada para o lado pessoal. Agir com empatia se torna fundamental nesse tipo de situação.
2. Esclareça todas as dúvidas
Muitas vezes, a comunicação pode gerar ruídos que, consequentemente, levam a uma compreensão errada sobre a solicitação ou projeto que foi apresentado. Portanto, esclareça todas as dúvidas antes de dar a resposta para garantir que você realmente não conseguirá atender aquela demanda.
3. Justifique o porquê da sua decisão
Conversar é sempre o melhor caminho, então exponha a sua decisão e aponte as razões pelas quais você não poderá aceitar aquele projeto no momento. Seja o mais transparente possível para que o cliente realmente entenda os seus motivos.
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4. Apresente alternativas e auxilie com soluções
Como ele está precisando de ajuda, ao invés de apenas dizer não ao cliente, tente apresentar algumas alternativas e auxiliar com soluções que podem ajudá-lo a solucionar o problema. Esse tipo de atitude pode inclusive deixar as portas abertas para negociações e projetos futuros.
Como dizer não ao cliente: uma ajudinha extra
Não precisamos ficar com medo de rejeitar um projeto pensando que essa atitude poderá afetar oportunidades futuras e, por isso, achamos importante fazer esse artigo sobre como dizer não ao cliente.
Existem várias maneiras de recusar um job, e aqui estão alguns modelos de mensagens que você pode adaptar e utilizar sempre que necessário.
- Como dizer não ao cliente quando o valor do projeto está abaixo daquele que você acha justo
Exemplo: Infelizmente não consigo te atender com qualidade por esse valor e não gostaria de oferecer um serviço inferior.
- Como dizer não ao cliente quando você realmente não tem disponibilidade para aquele projeto
Exemplo: No momento não tenho disponibilidade para te atender, pois estou com outros projetos em andamento. Porém, estarei disponível a partir de tal data. É possível aguardar?
- Como dizer não ao cliente quando o projeto não tem nada a ver com você
Exemplo: Infelizmente o seu projeto está fora do meu foco de atuação, mas eu posso ajudá-lo indicando um outro profissional que atua nessa área.
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Muitas vezes, aceitamos propostas apenas porque não temos razões claras para dizer não. Portanto, é importante sempre fazer o exercício de entender as suas motivações antes de dar uma resposta.
Assim, aos poucos, dizer não vai nos permitir focar naquilo que queremos e que buscamos para crescer como pessoas e profissionais.
Já fez o seu planejamento de freela para, daqui para frente, pegar mais projetos que fazem sentido para você? Confira a gravação da live com a Lu Costa sobre o tema:
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