Desde que coloquei o Vivendo de Freela no ar, duas perguntas estão sempre entre as mais frequentes: quanto cobrar pelos serviços e como gerenciar as finanças sem ter ganhos fixos.
Por isso, colocar no ar a pesquisa “Freela$: como nos relacionamos com o dinheiro?“ é um desejo antigo. O objetivo é nos ajudar a consolidar conhecimento sobre o nosso mercado nesse ponto tão específico, mas também tão importante!
A pesquisa é totalmente confidencial (não estou coletando e-mails junto com as respostas) e a sua participação é muito importante para sabermos de fato:
– Quanto em média ganha um freelancer em cada área de atuação
– Como os freelancers se organizam financeiramente
– Quais são os principais custos mensais de um freelancer
..e algumas outras coisinhas mais!
Como participar da pesquisa Freela$: como nos relacionamos com o dinheiro?
Para participar, basta clicar na imagem abaixo e responder as perguntas. Você vai levar no máximo 10 minutos para deixar a sua contribuição!
Agradeço também se puder enviar a pesquisa para amigos e conhecidos que estão na vida de freela. Desta maneira, teremos maior volume de respostas e garantiremos a validade estatística do estudo.
Qual a importância de descobrir como freelas se relacionam com dinheiro?
Ok, eu falei que o objetivo da pesquisa é responder algumas perguntas comuns sobre o mercado freelance. Mas vai além disso!
Com o aumento dos profissionais buscando o freela como opção de carreira – tanto por opção, quanto por necessidade, é urgente que a gente comece a profissionalizar mais rapidamente nossa atuação. E isso passa pela consolidação de conhecimento, que permita entender “onde estamos e para onde vamos” nesse mercado.
A partir disso, eu e outros produtores de conteúdo poderemos também criar artigos e vídeos mais focados nas reais necessidades dos freelancers!