Livros são uma fonte inesgotável de conhecimento e, muitas vezes, podem até ser considerados uma espécie de “mentoria”, pois nos ajudam a mudar a rotina para melhor. Mas, você sabe como colocar ensinamentos de livros em prática ou costuma ter dificuldades para adotar as práticas sugeridas?
Em primeiro lugar, para conseguir mudar um hábito ou postura, essa transformação precisa fazer sentido para a sua vida. Afinal, será muito mais fácil fazer acontecer se você tiver consciência da razão pela qual deseja essa mudança. Portanto, antes de qualquer coisa, será preciso encontrar a motivação.
>> Veja como tirar projetos do papel!
Confira 6 dicas para aproveitar o melhor dos livros e mudar a rotina
Você está acompanhando o movimento para acordar às 5 da manhã inspirado pelo livro O Milagre da Manhã, de Hal Elrod? Se leu o best seller, talvez você tenha se sentido inspirado a tentar adotar o hábito de acordar cedo e conseguir seu próprio “milagre”.
Contudo, no último momento, acabou desanimando: naquele exato segundo que o despertador do seu celular tocou, você ativou o modo soneca e voltou a dormir para acordar no horário de sempre.
Ou, ainda mais comum, você pode ter lido e pensado: “segunda-feira eu começo!”. Só que chegou a segunda e aquela vontade de mudar a rotina já não era a mesma. Você se identificou? Bom, vamos tentar mudar isso?!
1. Encontre a motivação
Para que possa colocar um ensinamento em prática, você precisa estar disposto. Logo, antes de mais nada, procure descrever de que forma você acha que os ensinamentos do livro que está lendo podem ser relevantes na sua vida.
Por exemplo: “por que acordar às 5h da manhã poderia me tornar uma pessoa melhor?”. Quando algo faz sentido, você consegue contextualizar, sabe que precisa tomar uma atitude e encontra a sua motivação.
2. Anote tudo que for importante
Quando você está lendo o livro, na maior parte das vezes, fica inspirado com os ensinamentos que ele traz. Nesse momento, surge aquele conhecido sentimento de “pronto, encontrei a solução para o meu problema!”. Mas, quanto tempo dura essa epifania? Minutos, horas, dias?
É muito provável que, depois da inspiração, você até tenha se sentido impelido a colocar aquilo em prática e mudar a rotina. Porém, esse ímpeto durou pouco e logo aquele ensinamento “tão valioso” se perdeu.
>> Dica de leitura: O Poder do Tempo Livre!
Portanto, o segredo aqui é anotar as principais lições: coloque em um papel as melhores citações, anotações e ideias. Dessa forma, ficará muito mais fácil recuperar o que leu e não esquecer logo em seguida, como acontece na maioria das vezes.
3. Reflita sempre
Depois de ler aquela frase incrível e se inspirar — e tomar nota! —, você consegue refletir sobre a ideia que o autor ou a autora está trazendo? Há milhares de livros, ensinamentos e inspirações a serem descobertos, mas, para conseguir colocar algo em prática no sentido de mudar a rotina, é necessário assimilar de verdade aquilo que você está lendo.
Livros são portas que podem ajudar no seu desenvolvimento pessoal e na busca por soluções criativas, além de ensinar com erros de pessoas que alcançaram o sucesso. Aprender com cada livro que lê pode tornar a sua jornada mais prazerosa!
4. Questione e problematize
Existem muitos livros populares que foram escritos há algum tempo e que podem ter ensinamentos que não se aplicariam à atualidade — ou se aplicariam, sim. Você consegue questionar o conteúdo da obra? Refletir se aquilo faz sentido? Avaliar quais são as principais lições e como elas poderiam ser trazidas para o atual contexto?
Questione-se uma, duas, três, milhares de vezes. Você precisa ler de forma analítica, questionadora e problematizadora para, de fato, se conectar com o conteúdo e, assim, descobrir como mudar a rotina com a ajuda do que leu.
5. Crie rituais para mudar a rotina
Se você quer saber como mudar a rotina e colocar um novo hábito em prática testando o aprendizado de um livro, será preciso fazer isso acontecer de alguma forma.
Que tal criar um ritual para que esse processo se torne mais fácil? É verdade que começar é algo difícil, mas manter também exige um certo esforço, não é mesmo?
Então, para que consiga assimilar e manter consigo aquele novo comportamento, você precisa criar uma forma de contextualizar isso no seu dia a dia.
>> Dica de leitura: Stand Out, Dorie Clark
Como? Aqui vai um exemplo: você leu um livro de finanças pessoais, está motivado a começar a investir, mas não sabe como vai manter esse comprometimento. A resposta é: facilitando e adequando o processo!
Você pode, por exemplo, programar investimentos automáticos, aderir ao sistema de perguntas antes de cada compra ou fazer um controle mensal das finanças para começar a economizar. O que importa é que, ao adaptar aquele ensinamento a sua realidade e criar um ritual simples, colocar em prática o que leu se torna mais acessível.
6. Comece agora mesmo!
Essa é uma dica fundamental sobre como mudar a rotina de uma vez por todas: ao invés de começar na segunda-feira, comece hoje, agora, neste exato minuto!
Quando eu estava lendo o livro O Poder do Agora, de Eckhart Tolle, percebi imediatamente que em muitos momentos eu me perdia em meus pensamentos. Então, comecei no mesmo segundo a me policiar e a me perguntar: “o que estou pensando?” ou “o que está acontecendo ao meu redor?”.
Adivinha? Eu incorporei essa postura e comecei a desacelerar e ter mais foco — ou seja, consegui colocar o ensinamento de um livro em prática!
>> Confira 7 livros que me ajudaram a conseguir emprego na crise!
Conclusão: Como mudar a rotina depois de ler um livro
Colocar em prática os ensinamentos dos livros nem sempre é fácil, mas é possível aprender muito com eles e mudar a sua rotina a partir daquilo que leu. Para isso, você vai precisar:
- Encontrar motivação;
- Anotar o que for importante;
- Refletir sobre o leu;
- Problematizar;
- Não deixar para depois;
- Criar rituais que façam sentido e se encaixem na sua vida.
E você, como costuma implementar mudanças na sua rotina? Conta para a gente nos comentários!
Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post! 😃