Estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico. Diariamente surgem novas mídias e novas formas de se comunicar. Nesse cenário, muitos negócios começam a utilizar o marketing digital, mas nem todos trabalham com marketing de performance.
O marketing de performance é uma das estratégias do marketing digital, porém focado em resultados a partir da análise de dados. Como todas as decisões são tomadas com base em dados, essa é uma atividade que exige acompanhamento e testes constantes.
Se você deseja trabalhar como freelancer de marketing de performance e está perdido sem saber por onde começar, neste post eu trago algumas dicas que me ajudaram muito quando iniciei — e acredito que elas também poderão te ajudar nos primeiros passos dessa jornada!
Modo aprendiz precisa estar sempre ligado para ser freelancer de marketing de performance
Se você ainda não sabe muito sobre marketing de performance, ou mesmo se já atua na área, mas deseja oferecer os seus serviços como freelancer, nunca deixe de buscar novos conhecimentos.
Busque cursos que podem estar direta ou indiretamente ligados com o marketing de performance e converse com pessoas que possam compartilhar experiências de mercado. A atualização constante é um diferencial competitivo, principalmente nessa área onde há uma grande velocidade na troca de informações.
Amplie seu networking
Seja de forma online ou offline cultivar relações profissionais, o famoso networking, é importantíssimo para divulgação dos seus serviços como freelancer de marketing de performance.
Seja ativo e participativo nas suas redes sociais, em fóruns e até mesmo em blogs que falam sobre o assunto. Mas, lembre-se sempre que quantidade não é qualidade, então não adianta apenas fazer um grande volume de contatos, é preciso construir relações sólidas.
Quer saber como começar a trabalhar como freelancer? Dá uma olhadinha nesse vídeo:
Esteja onde o seu público está
Você não precisa estar em todas as redes sociais e 100% do tempo conectado. Nós sabemos que as redes sociais são canais poderosos de comunicação com o público, mas é preciso utilizá-las de forma adequada e com estratégia.
Identificar o perfil do seu público é essencial para que você saiba quais canais de comunicação são mais efetivos. Dessa forma, é possível ser mais assertivo na criação do conteúdo, na divulgação dos seus serviços e no engajamento com a sua audiência.
>> Trabalhar como freelancer: três segredos para se dar bem na carreira
Demonstre autoridade no assunto
Quando você demonstra que tem autoridade para falar sobre aquele assunto, você cria um relacionamento de confiança com a sua audiência. Mas cuidado, pois as pessoas podem não entender os termos técnicos da nossa área.
Traduza esses termos técnicos e converse com o seu público na língua que ele entende. Mostre também projetos, cases e experiências que você teve em outras empresas para reforçar o seu conhecimento técnico.
O freelancer de marketing de performance
Assim como em um plano de marketing, no qual precisamos documentar as características do mercado, o público alvo, as personas, os objetivos, os canais que serão utilizados e as métricas mais importantes para mensurar os resultados, em um trabalho como freelancer de marketing de performance esses passos também serão necessários.
Pense, ainda, sobre o que te motiva, qual seu propósito oferecendo esse serviço, quais são as suas metas e descreva de forma mais detalhada possível quais são os caminhos que você deve seguir para chegar lá.
>> Como conseguir clientes como freela? Dicas para quem está começando!
Ser freelancer é bastante desafiador e não se engane: o resultado só vem com planejamento e muito estudo. Na comunidade do Vivendo de Freela você encontra cursos e muito conteúdo para deixar a sua carreira cada vez mais profissional!
Você já atua como freelancer de marketing de performance e tem mais alguma dica para quem está começando? Deixe nos comentários!
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