É muito provável que você já tenha ouvido falar em CRM. Talvez até saiba que tem alguma relação com vendas. Mas você sabe exatamente do que se trata? Tudo bem se a resposta for não ou mais ou menos! Afinal, o objetivo deste artigo é justamente falar sobre a ferramenta e como ela pode ser muito útil para profissionais freelancers.
A verdade é que não faz tanto tempo assim que eu me familiarizei com o termo. Confesso que só fui entender melhor a estratégia e as funcionalidades de um sistema de CRM quando comecei a escrever para um cliente da área.
Como acontece muitas vezes com quem trabalha em projetos de diferentes segmentos, naquele momento um mundo novo se abriu. Foi também por isso que topei escrever um artigo contando um pouco o que é o CRM e por que nós freelancers deveríamos conhecê-lo e usá-lo. Spoiler: ele pode te ajudar a prospectar melhor, fechar mais negócios e gerenciar projetos e clientes de forma mais eficiente.
Afinal de contas, o que é CRM?
A sigla CRM significa Customer Relationship Management, que, em português, costuma ser traduzido como gestão de relacionamento com o cliente. O conceito remete, portanto, a um conjunto de técnicas ligadas à construção da relação com os clientes.
De modo bem sucinto, podemos dizer que se trata de uma abordagem que coloca o cliente como foco principal do negócio. Essa é a ideia por trás da estratégia, que costuma ser aplicada com o auxílio de um software: um sistema de CRM.
A ferramenta coleta, armazena e analisa dados sobre os clientes e as vendas de uma empresa ou de um profissional. Dessa forma, a plataforma consegue otimizar as vendas e as ações de gestão de relacionamento com os clientes.
Para fazer isso, a tecnologia pode contar com uma série de funcionalidades. Ainda está muito abstrato? Pense, por exemplo, que ela pode armazenar o histórico de interações, ajudar a segmentar contatos a partir de diferentes critérios (setor, porte, localização etc), permitir acompanhar a evolução do cliente no processo de venda e muito mais.
Na verdade, existem desde sistemas com funções super avançadas e, evidentemente, mais custosos até ferramentas que você pode usar gratuitamente e que funcionam muito bem para utilizar a estratégia.
É o caso do board de CRM no Trello do Vivendo de Freela:
Quais os benefícios do CRM para freelancers?
Agora, você deve estar se perguntando: “mas por que os freelancers deveriam usar CRM?”. Bom, vamos lá: você provavelmente é um prestador de serviços, certo? Então, de alguma forma, você vende o seu trabalho e tem clientes, né?
Isso significa que a estratégia e a ferramenta também podem ser úteis e trazer benefícios para profissionais freelancers como você. Então, vou falar um pouquinho sobre alguns deles.
Gestão de clientes e contratos
Vamos ser sinceros: muitos freelas — e eu me incluo nessa — não organizam muito bem o seu “negócio”. Ter pastas e arquivos organizados é o mínimo, é claro.
Mas, e se você tivesse todas as informações sobre os seus clientes em um único lugar? E mais: se pudesse gerenciar os contratos e não ficasse mais perdido em relação às datas de renovação?
Com o CRM, os freelancers podem ter, por exemplo, o histórico e as informações sobre cada cliente organizados, além de saber quando cada contrato vai vencer.
Histórico de projetos
Ter o histórico completo dos projetos nos quais trabalha e trabalhou também possibilita que você acesse facilmente informações que hoje provavelmente não saberia nem onde encontrar.
Considere que com o CRM você é capaz de calcular de modo muito simples itens como projetos fechados, valores médios e duração média dos trabalhos. Tudo isso vai auxiliar e muito na hora de fechar um novo freela, pois dará mais segurança na definição de orçamentos e prazos, por exemplo.
Prospecção e follow up
Para não ficar sem jobs, um freela precisa estar vendendo o seu trabalho constantemente. Sei que essa é uma parte que muitos deixam de lado, só que você há de concordar que esperar clientes caírem do céu é arriscado.
É claro que alguns podem encontrar você no LinkedIn ou na internet ou, eventualmente, você será indicado para alguns trabalhos, mas se manter ativo na prospecção é fundamental para você fechar projetos melhores e que tenham mais a ver com o que você gostaria mesmo de fazer.
Nesse sentido, o CRM também pode ser uma ferramenta muito importante para freelancers. No sistema, você pode controlar o seus contatos e saber quando deve fazer follow up (pode, inclusive, colocar lembretes para isso).
Além disso, tem acesso a informações valiosas para conseguir mais clientes, como taxa de retorno e conversão, canais que dão mais resultado, tempo médio de fechamento de contrato e outras.
CRM ajuda freelancers a vender mais e melhor
Você tem ideia de quantas propostas enviou nos últimos meses? Sabe quantas perdeu e por quê? Dificilmente freelancers que não usam CRM conseguem responder a essas perguntas. No entanto, principalmente a última resposta é essencial se você quer ter sucesso na carreira de freela.
Juntamente com algumas outras informações que mencionei, ela indica os pontos nos quais você precisa melhorar como “vendedor” e te permite encontrar o caminho não apenas para conquistar mais clientes, mas, também, para fechar projetos melhores e mais interessantes. Acho que é o que todos queremos, não é mesmo?
Se você quiser saber mais sobre estratégias de venda e uso do CRM para freelancers, o Vivendo de Freela tem um curso online chamado Vendendo seu Freela.
O treinamento apresenta dicas e atividades práticas para você conquistar clientes e projetos de forma contínua e se tornar um ótimo vendedor do seu trabalho. Se tem interesse em participar da próxima turma, preencha o formulário abaixo para entrar na lista de espera!
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