Quando pensamos em anunciar no ambiente digital, Instagram, Facebook e Google são alguns dos nomes que surgem imediatamente na nossa mente. Afinal de contas, essas plataformas estão presentes no mundo inteiro e são bastante procuradas pelos anunciantes. Contudo, para se diferenciar, é preciso fazer anúncios criativos e eficazes.
Além de comunicar o seu produto e serviço, os anúncios no ambiente digital podem trazer resultados expressivos com um investimento relativamente baixo. Estar presente na memória das pessoas é um dos principais objetivos de quem anuncia na internet.
Para que esse objetivo seja alcançado, dois itens se tornam fundamentais: planejamento e criatividade. São eles que nos ajudarão a criar anúncios inesquecíveis e que permanecerão por mais tempo na mente das pessoas.
Como fazer anúncios criativos: 5 dicas para você colocar em prática
Nesse artigo reuni algumas dicas que poderão te ajudar a elaborar anúncios criativos. Trouxe um pouco da minha experiência, além de orientações que as próprias ferramentas de anúncios oferecem. Confira!
1. Fique de olho nas tendências de mercado
No marketing não existe uma fórmula exata de sucesso. Na grande maioria das vezes o que deu certo para uma empresa pode dar errado para outra. Além disso, cada nicho tem sua particularidade.
Diante dessa realidade, fique de olho nas tendências de mercado. Utilize essas informações de forma estratégica para entender o que pode ser aplicável ou não para o segmento do seu negócio.
2. Conheça o seu público
Para criar anúncios criativos, você precisa entender e conhecer muito bem o comportamento e as necessidades do seu público. Quanto mais informações você tiver, maiores serão as chances de ser assertivo.
Portanto, para entender o seu público, faça pesquisas, estude nichos de atuação semelhantes ao seu e observe os seus concorrentes diretos e indiretos. Esse deve ser um exercício contínuo, pois os desejos e o comportamento do consumidor mudam constantemente.
3. Defina a mensagem que deseja transmitir
Planejamento, estratégia e criatividade são fundamentais para se destacar no mar de conteúdos que existe na internet. Nesse ambiente dinâmico, você precisa transmitir a sua mensagem de forma clara, rápida e assertiva.
Planejar antecipadamente os seus anúncios criativos pode te ajudar a organizar melhor as ideias e consequentemente a estratégia que será utilizada. No Mobile Studio do Facebook, por exemplo, você encontra um modelo de brief super útil para estruturar os seus anúncios. Ele aborda os seguintes pontos:
- Como você descreveria seu negócio para um amigo?
- O que faz seu negócio se destacar?
- Quem são seus consumidores?
- O que você precisa contar a eles sobre seu produto/serviço?
- Qual o objetivo do anúncio?
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4. Inspire-se em outras marcas
Se inspirar nas ações desenvolvidas por outras marcas pode trazer novas interpretações e perspectivas para criação dos seus anúncios criativos. Acessando a Biblioteca de Anúncios do Facebook, você consegue ter acesso aos criativos que estão sendo veiculados por outras empresas.
Nesse outro link, também do Facebook, você encontra os melhores anúncios selecionados pela plataforma e várias outras dicas. Esse é um exercício que poderá te ajudar a ter novas ideias, além de possibilitar a criação de experiências que sejam cada vez mais relevantes para o seu público. Lembre-se que se inspirar não é o mesmo que copiar!
5. Pense em vários formatos
O celular é uma das principais formas de acesso à internet no Brasil. Portanto, busque diversificar ao máximo os formatos dos seus criativos, assim como os canais de divulgação. Dessa forma, com os anúncios, você poderá alcançar tanto aqueles que já são clientes do seu negócio quanto novos clientes.
Na Guia de Anúncios do Facebook, você encontra recomendações de design e informações sobre os requisitos técnicos para todos os formatos e posicionamentos que você pode utilizar na sua campanha.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe por onde começar, é hora de colocar a mão na massa!
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