A gente gosta de dizer que o Facebook já era e está prestes a acabar, mas será que isso é verdade? E mais: será mesmo que a rede social já não tem nada de bom a oferecer para um profissional freelancer?
Em primeiro lugar, para falar sobre esse tema, talvez seja interessante sair um pouco da nossa habitual visão autocentrada. Afinal, não é porque nós não usamos mais o Facebook que ele está morto e enterrado.
Neste artigo, vamos trazer algumas reflexões sobre esse tema e de que forma o Facebook ainda pode ser útil para quem atua como freelancer.
1. Não, o Facebook não morreu
É fato que uma parcela dos usuários migrou para outras redes sociais e deixou de lado a ferramenta. Recentemente, um levantamento mostrou que houve mesmo uma diminuição na sua popularidade e a primeira queda de usuários ativos.
Mas isso não significa que não tenha mais ninguém por lá e que ele esteja completamente abandonado.
Afinal:
1) a Meta, empresa controladora do Facebook, continua investindo em melhorias;
2) mesmo com a queda na popularidade, a mídia social ainda tinha 1.929 bilhão de usuários ativos diários no último trimestre do ano passado.
Portanto, a resposta é “não”! O Facebook não morreu e mais: tem um monte de oportunidade para freelas por lá! Mas a gente vai te contar como 😉
>> LinkedIn para freelancers: como usar a ferramenta a seu favor
2. Ainda é possível encontrar oportunidades como freelancer no Facebook
A essa altura, você deve estar se perguntando: “mas como?”. Bom, a resposta é simples e o contexto não mudou: os grupos do Facebook ainda são uma ótima forma de encontrar freelas e de fazer relacionamento.
Já sei, agora vem uma segunda pergunta: “como usá-los da melhor forma?”.
3. Entenda o foco do grupo
Primeiramente, a minha dica é buscar entender o foco do grupo e como você pode explorá-lo.
Pensa comigo: em grupos de freelancers, você encontra publicações de oportunidades e outros profissionais autônomos com quem pode fazer parceria.
Mas tem também os grupos de empreendedores, nos quais você pode encontrar potenciais clientes.
Cada grupo tem seu próprio objetivo e dinâmica e saber observar o que é possível extrair de cada um é o passo zero antes de sair fazendo publicações.
>> Como conseguir clientes como freela? Dicas para quem está começando!
4. Participe e venda seu trabalho
Encontrou os grupos do Facebook que podem ter boas oportunidades para freelancer? Então agora é hora de participar!
Não fique só olhando, aproveite que está lá para colaborar com o seu conhecimento, interagir e trocar com as pessoas. Faça também uma apresentação do seu trabalho. Apenas direcione o foco de acordo com o grupo.
Já fez o seu planejamento para o ano de 2022? Confira a gravação da nossa live sobre o tema:
5. Como se apresentar como freelancer no Facebook
O que sua mensagem precisa ter? Ela pode ser bem simples e deve ser objetiva, mas é importante ter três elementos principais:
- Descrever o que você faz
- Falar sobre o seu objetivo
- Call to action
Aqui vão alguns exemplos de publicação que você, como freelancer, pode fazer nos grupos de Facebook.
Para freelancers:
“Oi, sou a Lu Costa e trabalho com Inbound Marketing. O que acha de trabalharmos em parceria para entregar projetos mais completos aos clientes?
Freelas de redação, mídia e design, vamos conversar! 😀 “
Para grupos de empreendedores:
“Olá, grupo! Aproveitando o espaço e a rica troca que temos aqui, gostaria de apresentar meu trabalho como empreendedora.
Presto serviços de Inbound Marketing e ajudo empresas B2B a gerarem mais e melhores leads.
Vou deixar o meu site caso alguém tenha interesse em saber mais ou agendar um papo. 🙂”
6. Grupos do Facebook para participar e encontrar oportunidades como freelancer
Para finalizar, confira alguns grupos do Facebook para participar e encontrar boas oportunidades como freelancer:
Neste outro post, falamos sobre mais grupos da rede social que podem ser úteis para freelas. E você, participa de algum que não está na lista? Compartilha com a gente nos comentários!
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