Vivendo de Freela

Ferramentas para facilitar a vida do social media

Há algum tempo atrás o social media só se preocupava com o conteúdo das redes sociais e isso era suficiente pra este profissional. Hoje os desafios são maiores e este cargo exige um olhar mais crítico em relação ao posicionamento da marca como um todo, seus concorrentes, seu público e ao mercado. Para ajudar a encarar estes desafios, listo abaixo algumas ferramentas que ainda são desconhecidas pela maioria dos profissionais, mas que podem ajudar e muito na hora de desenrolar as demandas.

BuzzSumo

Pra quem precisa conhecer melhor seu público ou ainda entender o mercado e seus concorrentes, vai no BuzzSumo que é sucesso.

Mesmo que já se conheça muito bem o negócio e os principais concorrentes, usando essa ferramenta você encontrará dados adicionais que pode usar para o benefício da sua estratégia.
A plataforma possibilita entender que tipo de conteúdo tem melhor performance em um determinado assunto.

A página de resultados de pesquisa no BuzzSumo apresenta os principais detalhes:

buzzsumo

Essas informações podem ser úteis muitas vezes, como por exemplo quando estiver criando conteúdo para o seu blog. Dessa maneira, não é preciso “adivinhar” o que esta funcionando no seu segmento e tem partir seus testes do zero.

A pesquisa mais básica é gratuita, mas a ferramenta também disponibiliza uma versão pró para quem busca analises mais detalhadas.

Quintly

Quando se pensa em fazer benchmarks com os concorrentes da sua marca, essa ferramenta surge para ajudar a otimizar a sua performance.

A Quintly é uma ferramenta de análise de redes sociais. Oferece 14 dias gratuitos de teste para seus maiores pacotes. Ela também possui uma versão completamente gratuita, que aceita até 3 perfis para análise.

Com ela é possível comparar seus canais com os da sua concorrência e entender o crescimento das métricas que você acompanha. Além de acompanhar todos os canais sociais em um único lugar.
A grande vantagem da ferramenta é ser muito flexível, permitindo que você escolha o que quer analisar.

Ela ainda deixa que você mesmo crie e adicione métricas personalizadas da sua empresa.

mLabs

Ainda falando sobre gerenciamento de redes sociais, o mLabs é uma plataforma que une as redes sociais da sua empresa para obter um gerenciamento centralizado e mais fácil de gerir.

A ferramenta permite agendar publicações no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Também permite atualizar e responder mensagens nas redes sociais.

A ferramenta não possui versão gratuita, apenas teste. Os planos são bem em conta, a partir de R$ 12,90.

Easel.ly

Já teve o desafio de criar um infográfico e acabou se embaralhando ou demorando demais? Esta ferramenta é uma ótima forma de criação de conteúdo para sua marca, afinal este é um ponto importante da estratégia.

Em poucos cliques você cria infográficos completos, com design adequado às necessidades.

Adobe Spark

É um aplicativo online para edição de imagens, intuitivo e fácil de usar. O Spark permite o desenvolvimento de diversos tipos de materiais, entre eles: apresentação de slides, folhetos, banners, colagem de imagens, artes para redes sociais e muito mais! Você pode ainda criar vídeos e sites. Os templates do Spark são personalizáveis, com as dimensões exatas de cada mídia, otimizando a tela e proporcionando um resultado visual perfeito em qualquer dispositivo.
O Spark é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Você conhece outras ferramentas que deveriam estar nessa lista? Deixe nos comentários!

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