Há algum tempo atrás o social media só se preocupava com o conteúdo das redes sociais e isso era suficiente pra este profissional. Hoje os desafios são maiores e este cargo exige um olhar mais crítico em relação ao posicionamento da marca como um todo, seus concorrentes, seu público e ao mercado. Para ajudar a encarar estes desafios, listo abaixo algumas ferramentas que ainda são desconhecidas pela maioria dos profissionais, mas que podem ajudar e muito na hora de desenrolar as demandas.
BuzzSumo
Pra quem precisa conhecer melhor seu público ou ainda entender o mercado e seus concorrentes, vai no BuzzSumo que é sucesso.
Mesmo que já se conheça muito bem o negócio e os principais concorrentes, usando essa ferramenta você encontrará dados adicionais que pode usar para o benefício da sua estratégia.
A plataforma possibilita entender que tipo de conteúdo tem melhor performance em um determinado assunto.
A página de resultados de pesquisa no BuzzSumo apresenta os principais detalhes:
Essas informações podem ser úteis muitas vezes, como por exemplo quando estiver criando conteúdo para o seu blog. Dessa maneira, não é preciso “adivinhar” o que esta funcionando no seu segmento e tem partir seus testes do zero.
A pesquisa mais básica é gratuita, mas a ferramenta também disponibiliza uma versão pró para quem busca analises mais detalhadas.
Quintly
Quando se pensa em fazer benchmarks com os concorrentes da sua marca, essa ferramenta surge para ajudar a otimizar a sua performance.
A Quintly é uma ferramenta de análise de redes sociais. Oferece 14 dias gratuitos de teste para seus maiores pacotes. Ela também possui uma versão completamente gratuita, que aceita até 3 perfis para análise.
Com ela é possível comparar seus canais com os da sua concorrência e entender o crescimento das métricas que você acompanha. Além de acompanhar todos os canais sociais em um único lugar.
A grande vantagem da ferramenta é ser muito flexível, permitindo que você escolha o que quer analisar.
Ela ainda deixa que você mesmo crie e adicione métricas personalizadas da sua empresa.
mLabs
Ainda falando sobre gerenciamento de redes sociais, o mLabs é uma plataforma que une as redes sociais da sua empresa para obter um gerenciamento centralizado e mais fácil de gerir.
A ferramenta permite agendar publicações no Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Também permite atualizar e responder mensagens nas redes sociais.
A ferramenta não possui versão gratuita, apenas teste. Os planos são bem em conta, a partir de R$ 12,90.
Easel.ly
Já teve o desafio de criar um infográfico e acabou se embaralhando ou demorando demais? Esta ferramenta é uma ótima forma de criação de conteúdo para sua marca, afinal este é um ponto importante da estratégia.
Em poucos cliques você cria infográficos completos, com design adequado às necessidades.
Adobe Spark
Você conhece outras ferramentas que deveriam estar nessa lista? Deixe nos comentários!