O mundo digital tem muitas oportunidades para quem deseja trabalhar como freelancer em marketing de conteúdo.
Empresas, empreendedores individuais, digital influencers, profissionais autônomos. Todo mundo que deseja ter um negócio bem-sucedido ou bem posicionado na internet, precisa de um especialista nessa área. Por isso, uma das áreas mais movimentadas para quem investe na carreira freelance é a produção de conteúdo, especialmente digital.
Quer saber como ser freelancer em marketing de conteúdo e dar os primeiros passos nessa área? Preparamos este artigo para que você saiba por onde começar e o que precisa para ser um bom freelancer em Marketing de Conteúdo!
Por que ser freelancer em marketing de conteúdo
O desenvolvimento das novas tecnologias e o crescimento da internet realmente impressiona. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Netcraft, o número de sites ativos até abril de 2019 era de 1.45 bilhão, com 1.72 milhão de novos domínios.
Só por esses dados, já dá para ter uma ideia do porquê ser freelancer em marketing de conteúdo. Todos os dias surgem novos sites e outras plataformas digitais que aumentam ainda mais a demanda por informações de qualidade.
A metodologia do Inbound Marketing, criada para atrair consumidores na internet por meio do conteúdo publicado pelas empresas, torna esse profissional uma figura indispensável no mercado. Afinal, ele pode ajudar empresas a atraírem os clientes certos, na hora certa, e sem investimentos absurdos em publicidade!
Além disso, ainda existem as redes sociais, que precisam de conteúdo recorrente para aumentar a visibilidade e as vendas de uma marca na internet.
Ou seja, trabalho é o que não falta para quem quer ser freelancer em marketing de conteúdo. Mas, antes, é importante saber se você tem o perfil ideal para atuar na área. Vamos ver?
Perfil do freelancer de marketing de conteúdo digital
Assim como qualquer profissão que envolva a internet, a principal característica para ser um bom freelancer em marketing de conteúdo é a atualização constante. Por ser uma disciplina que avançou rapidamente nos últimos anos, os estudos e técnicas mudam de forma acelerada. Por isso, é preciso estar sempre ligado e acompanhar as tendências.
Confira abaixo mais alguns requisitos para você se tornar um bom freelancer em marketing de conteúdo:
- Gostar de ler e aprender sobre temas variados (ou estudar e se especializar em alguns de sua preferência)
- Ter habilidade em redação (e gostar de passar horas escrevendo)
- Consumir tudo (mas tudo, mesmo!) que for possível sobre SEO e Copywriting, duas ferramentas fundamentais no marketing de conteúdo
- Ser organizado para compilar dados e lidar com várias demandas de uma só vez
O que faz um freelancer de marketing de conteúdo
O profissional de marketing de conteúdo é responsável pela estratégia e elaboração de textos para os canais de comunicação do cliente. Assim, ele pode trabalhar com:
Conteúdo Digital:
- Sites e blogs
- Redes sociais
- E-books
- Landing Pages (páginas de vendas)
- Infográficos
- E-mail marketing
- entre outros
Conteúdo Offline:
- Books institucionais
- Livros
- Folders
- Apresentações
- entre outros
Lembrando que conteúdo não é apenas texto. Pode ser também foto, design, vídeo e áudio. Existem diferentes frentes nas quais você pode se especializar ou, então, se aperfeiçoar para oferecer um portfólio maior de serviços ao cliente.
Onde aprender a ser freelancer de marketing de conteúdo
Se você está mesmo disposto a entrar nessa área, a dica é estudar bastante. Existem diversas opções de cursos gratuitos para freelancers, que ensinam a produzir conteúdo para web e a trabalhar como freelancer em marketing de conteúdo.
Obviamente, há também uma série de cursos pagos, que darão mais peso ao seu currículo, mas com as dicas do Vivendo de Freela, você já pode dar os primeiros passos na profissão.
Como conseguir clientes em marketing de conteúdo
E, por falar em primeiros passos, uma das questões que mais atormentam os freelas iniciantes é a que está acima. Como conseguir clientes em meio a tanta concorrência? Sim, a concorrência é enorme, mas a fórmula do sucesso não é muito diferente de qualquer outra área.
É necessário fazer um bom networking, ter determinação e ser muito bom naquilo que faz.
Existem alguns canais nos quais você pode encontrar seus primeiros clientes:
- Sites de freelas
- Indicações de amigos, parentes e conhecidos
- Redes Sociais
- Site próprio
- Prospecção proativa
Mas, antes de sair vendendo, é importante ter muito bem definidos os serviços que você irá prestar e o quanto irá cobrar pelo seus freelas.
Como divulgar o trabalho
Agora, se você quer mesmo ter sucesso como freelancer em marketing de conteúdo, o mais importante é saber como divulgar o seu trabalho.
Você pode começar fazendo um bom portfólio, reunindo seus melhores trabalhos. De preferência um portfólio online, que é ideal para compartilhar nas suas redes sociais e contatos no WhatsApp.
Aliás, profissionais de conteúdo podem ter bons resultados ao produzirem conteúdo próprio, a fim de mostrar suas habilidades. Pode ser um blog pessoal, um perfil em redes sociais, um podcast, um canal no YouTube… O que importa é produzir conteúdo relevante e que alcance aquelas pessoas que podem se interessar pelo seu trabalho. Afinal de contas, você também pode se beneficiar com as mesmas estratégias que aplica nos negócios dos seus clientes!
Neste vídeo, a Lu Costa, editora aqui do Vivendo de Freela, dá mais dicas sobre como conquistar clientes!
Espero que essas dicas sejam úteis para você que quer ir em busca de uma carreira solo, com mais flexibilidade e independência!
E se quiser saber mais sobre a vida de freelancer, inscreva-se no canal do Vivendo de Freela no Youtube!