Publipost – Resolvi compartilhar com você algo interessante e que pode ajudar muita gente: sabia que você pode ganhar dinheiro com vídeos institucionais feitos em uma hora de trabalho?
Como a vida de nós, os freelas, é meio corrida e cheia de incertezas, prezamos pela facilidade e pela fácil adaptação.
E nesse pequeno tutorial de hoje, vamos mostrar como criar vídeos institucionais. Sabe aqueles vídeos com pessoas e cenários mais genéricos, dignos de bancos de fotos como Freepik e coisas do tipo?
Caso você ainda não saiba, tem gente que vive disso e ganha dinheiro com produção de conteúdo e trabalho visual!
Para quem ficou curioso e deseja mais detalhes, aqui vai a explicação para quem quer ganhar dinheiro com vídeos institucionais!
Fazendo seus vídeos publicitários em menos de uma hora
Bom, agora que você entendeu do que se trata o artigo, vou explicar como podem ser feitos os vídeos. Diferentemente de ferramentas e programas complexos, você vai se aventurar aqui com moldes e templates prontos.
Isso permitirá que você não perca muito tempo na edição e que possa fazer esse tipo de freela mesmo não tendo experiência.
Minha sugestão de perfil de clientes a prospectar e a ficar de olho para ganhar dinheiro com vídeos desse tipo é:
- Pequenas empresas que precisam criar anúncios nas redes sociais;
- Pessoas ou profissionais que precisam de um vídeo de apresentação;
- Vídeos para mostrar produtos sem usar imagens, mas sim vídeos, o que é ideal para mostrar ideias e conceitos (muitas vezes uma imagem é insuficiente).
Na prática, o que será feito são vídeos de no máximo 2 minutos para vender serviços e produtos online. Só que a ferramenta é tão boa e cheia de estética que suas peças ficam altamente profissionais, gerando interesse e contentamento dos seus clientes ou pessoas em fase de prospecção. Ou seja, estamos falando daquele vídeo e apresentação que faz quem assiste ficar com um brilho no olhar!
>> Como ter clientes internacionais: 5 dicas para conquistar projetos de fora e receber por eles
Qual ferramenta usar para editar e ganhar dinheiro com vídeos desse tipo?
Não sei se cheguei a mencionar, mas, para fazer esse trabalho e ganhar dinheiro com vídeos institucionais, em nenhum momento você vai precisar usar uma câmera.
Nesse tipo de programa, você utiliza o banco de fotos e vídeos que a própria plataforma disponibiliza.
No caso, eu usava um editor de vídeo online para realizar esse tipo de freela – mas existem outras ferramentas similares.
Com ela, eu escolho o modelo de vídeo, vejo quais fotos e peças (tudo em HD) eu posso usar no meu projeto e vou moldando o produto final.
Deixo até mesmo um vídeo de referência aqui para quem não pegou a ideia desses editores “mão na roda”.
Que tipo de vídeo posso fazer nesses freelas?
Como essa deve ser a dúvida de alguns que estão lendo este post, resolvi contar um pouco sobre a minha experiência e sobre como projetos desse tipo podem se converter em freelas.
Muitas empresas possuem uma estratégia ainda fraca nas redes sociais e em seus sites e a apresentação de seus produtos é bem ruim.
Dessa forma, você pode prospectar e apresentar algum vídeo que você já fez para outras empresas e clientes. Será necessário ter um vídeo para mostrar, nem que seja de uma empresa fictícia, pois do contrário será difícil conquistar seu primeiro cliente.
>> Marketing de indicação: como receber indicações pelo seu trabalho e gerar mais vendas
Eu, que escrevo essa história, fechei contratos, ou seja, nunca fiz um serviço único de vídeo. Por isso, não posso chutar aqui um valor unitário e afirmar que um vídeo vale “x”. Mas esses contratinhos de conteúdo (blogposts) e de vídeos chegavam a bater facilmente os R$ 1,5 mil.
E, você sabe, dá para atender pelo menos uns dois clientes assim por mês, ainda mais com uma ferramenta tão fácil de usar!
Os tipos de trabalho que eu fiz para ganhar dinheiro com vídeos institucionais foram aqueles vídeos de topo de página, lançamentos e “ads” do YouTube. Algo que nunca fiz mas gostaria são os vídeos de business cases, que combinam com a ferramenta.
>> Como conseguir clientes como freelancer? Dicas para quem precisa de projetos AGORA!
Compensa pagar pela ferramenta para ganhar dinheiro com vídeos institucionais?
Recomendo que você faça um teste ou valide esse tipo de freela antes de sair pagando por uma ferramenta. Como eu já fechei clientes e já passei em entrevistas de emprego graças ao programa (é real isso!), eu recomendo, sim, o seu uso.
Note que o programa e esse tipo de projeto é interessante para quem já trabalha com conteúdo e marketing digital, uma vez que você já terá uma possível lista de contatos/clientes para mostrar o seu serviço.
Caso você esteja hoje dentro de uma empresa e não seja um profissional freelancer, pode ser que seu chefe goste tanto da ferramenta que possa pagar a versão PRO – e vai valer muito a pena!
Artigo escrito por Diego Rezi, redator da invídeo
Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post! 😃