Se você já atua ou deseja atuar como redator profissional, eu tenho uma boa e uma má notícia:
A boa é que o mercado está superaquecido. Basta dar uma rápida olhada nos grupos de redatores freelancers nas redes sociais para ver que tem muita gente procurando profissionais especializados nessa área.
As empresas já sabem que, mais do que um produto de qualidade, hoje, é fundamental estar na internet e oferecer conteúdos que auxiliem as pessoas a resolver problemas, para atrair e fidelizar consumidores. O que só é possível com um bom redator.
Bem, a má notícia é que, apesar da relevância desse trabalho, ele ainda é muito desvalorizado. A questão “quanto cobrar pelos serviços” gera muita discussão, pois ainda não há uma referência de valores neste mercado e cada um cobra quanto quer.
Mas de uma coisa podemos ter certeza: quanto mais qualidade o seu conteúdo tiver, mais valorizado ele será. E você irá ganhar mais como redator!
5 caminhos para ganhar mais como redator
Por isso, neste post, trago algumas dicas de como você pode aprimorar a qualidade dos seus textos para se destacar no mercado e, consequentemente, ganhar mais como redator.
Conheça bem o nicho e a persona do seu cliente
Quando você conquista um novo cliente, não basta só pesquisar sobre o tema específico para uma pauta.
Aprofundar-se nas informações sobre o nicho e saber tudo sobre a empresa: seu posicionamento no mercado, como ela trabalha, qual a visão dos clientes sobre o serviço, seus principais objetivos e metas estratégicas etc. Todas as informações que você puder coletar serão úteis para desenvolver um conteúdo que “fale” diretamente com a sua persona.
E por falar em persona, é necessário ter uma visão clara de “para quem você vai escrever”, ou seja, quem é o consumidor ideal do seu cliente. Muitas vezes, ele já tem isso definido, mas, se não for o caso, você precisa criá-lo.
Reflita sobre como seria esse consumidor e descubra:
Onde ele está?
O que ele faz?
Quais são seus problemas/ desejos / necessidades e como o produto ou serviço a ser promovido poderá ajudá-lo.
A persona é um dos itens mais importantes para uma estratégia de conteúdo digital. Saiba mais sobre isso aqui.
Estude, estude e estude!
Parar de aprender não é uma opção quem quer ser redator. Se o seu objetivo é produzir conteúdos cada vez melhores, você precisa estudar muito, e sobre temas variados.
Storytelling, gramática, marketing digital, SEO são alguns dos assuntos que todo redator precisa conhecer e se atualizar sempre. A todo momento, surgem novas regras e técnicas, que você deve acompanhar para ser um profissional mais competitivo.
Além disso, ter uma boa bagagem cultural, com livros, filmes, cursos e viagens, também ajuda a aprimorar a qualidade do seu trabalho.
Busque conteúdos relacionados para enriquecer o seu texto
Geralmente, quando recebemos uma pauta (ou briefing), ela vem com uma breve descrição do que o post precisa conter. E só.
À medida que evoluímos na pesquisa, descobrimos que o tema possui alguns desdobramentos que vale a pena mencionar, porém, sem entrar em detalhes, pois não é o tema central do post.
É aí que entram os famosos hiperlinks! Eles são um complemento ao assunto principal (se o leitor quiser saber mais, basta clicar no termo em destaque).
Mas, antes de inserir um link no seu texto, é legal verificar se o site é confiável. Na dúvida, selecione os que estão entre as primeiras posições dos mecanismos de busca e analise as informações com atenção para ver se aquilo está realmente relacionado ao seu conteúdo.
Dê preferência aos links internos (de outros textos já publicados no blog do cliente), aumentando, assim, o tráfego do site dele e evitando que o visitante abandone a página antes da hora.
O bom redator vai além do briefing, e isso valoriza ainda mais o seu trabalho.
Descanse e deixe seu texto descansar!
Escrever é um exercício mental, que, embora muita gente não acredite, cansa! Por isso, não esqueça de fazer pausas regulares e beber bastante água enquanto trabalha.
Quando perceber que as ideias não estão fluindo muito bem, é hora de parar para dar aquela relaxada e tomar um cafezinho!
Outra coisa que funciona muito bem — pelo menos para mim — é finalizar o texto e deixar a revisão para depois.
Quando há tempo hábil, eu espero até dois dias para revisar. Esse distanciamento é é bom para perceber erros que “passam batido” durante o processo de escrita, ou até mesmo, reescrever alguns trechos, se necessário. Uma coisa é certa: a versão final sai sempre melhor do que a inicial.
Então, planeje-se para redigir todo o conteúdo pelo menos dois dias antes da entrega.
Escreva para converter
Escrever bem já é difícil. Elaborar conteúdos que convençam o leitor a realizar alguma ação é mais complexo ainda. Mas, para sobreviver na selva que é o mundo digital, é imprescindível dominar as técnicas de Copywriting, ou seja, a escrita focada na conversão.
Conteúdo de valor é aquele que gera resultados para o seu cliente, desde a captura de um lead, a primeira posição no nosso amado Google, até o objetivo final, que é a venda.
Se os seus textos alcançarem tais objetivos, você já pode se considerar um profissional disputado no mercado!
Lembre-se que o seu objetivo é produzir mais, mas sem perder o foco na qualidade. Assim, você conseguirá captar clientes e ter o seu trabalho de redator mais valorizado!
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Respostas de 2
Olá, tenho interesse.
Faz contato comigo no meu email, por favor.
Obrigado.
Goataria de saber como receber JOBS, visto que sou um criativo com habilidades bem inventivas e já fiz centenas de campanhas talvez para todos os segmentos. Sou rápido e trabalho tecnicamente com conteúdo.