Pesquisar
Close this search box.

Hacks de produtividade que aprendi como freelancer

hacks de produtividade

Fazer mais em menos tempo. Se tem uma coisa que aprendi bem como freelancer nesses últimos anos foi isso, explorando os tais de hacks de produtividade. Penso no tempo em que trabalhei dentro de empresa, em modelo tradicional de contratação…. Nossa, quem me dera produzir como hoje!

 

Não que eu fizesse corpo mole, mas como já falei em outro artigo, ser freelancer me ensinou a ser muito mais eficiente e também a me conhecer melhor profissionalmente. Os horários em que estou mais concentrada e disposta, o que me faz perder a motivação, como descanso e o que posso fazer para ser mais criativa.

 

Embora esse tema não tenha fórmula de sucesso e varie de pessoa para pessoa, neste artigo vou compartilhar os meus hacks de produtividade. Espero que ajudem você a descobrir os seus!

 

Meus hacks de produtividade

 

Não existe uma tradução 100% fiel para o termo “hack”, podemos entendê-lo, entretanto, como uma oportunidade, uma brecha, um atalho. Sim, está totalmente relacionado à palavra “hacker”! Falando em produtividade, hack é um método ou um hábito que o ajuda a ser mais eficiente. Abaixo estão alguns dos meus. 🙂

 

1. Planejar cada hora do dia

 

Não é porque você trabalha de forma independente que não precisa seguir uma agenda. Eu me beneficio muito de ter a minha e planejar o horário para cada entrega que preciso fazer ao longo dos dias e das semanas.

 

Faço assim: aos domingos, organizo todas as demandas da semana e planejo compromissos e reuniões. Na agenda, tento alocar o tempo para fazer cada uma das tarefas, com margens para imprevistos. Isso me ajuda a perceber quando preciso terceirizar algum serviço ou, então, quando posso programar algum tempo para a minha vida pessoal.

 

2. Comer bem e fazer exercícios

 

Entre os meus hacks de produtividade, confesso que gostaria de ir melhor nesse ponto! Porém, não dá para negar, quando consigo preparar meu próprio almoço e equilibrar minha alimentação, parece que a energia vai para as alturas. O mesmo vale para exercício. Pelo menos 30 minutos, mesmo que caminhando até uma reunião, ajudam a aliviar um pouco da tensão e clarear a mente.

 

3. Curtir um tempo de “silêncio mental”

 

Para produzir bem, às vezes a gente precisa de um tempo de silêncio. Mas silêncio mesmo, inclusive dos próprios pensamentos. Difícil quando os freelas estão a mil, porém uns 15 minutos por dia de “limpeza da mente” ajudam muito, inclusive a aguentar a pressão.

 

Não conheço muitas técnicas para isso, para mim o que funciona mesmo é usar aplicativos de meditação ou ouvir algumas músicas mais calminhas – inclusive aquelas de sons da natureza.

 

4. Priorizar as tarefas

 

Tanta coisa para fazer e a gente nem sabe por onde começar…aí, às vezes, acaba não fazendo metade delas! Para isso, trabalho com priorização, dividindo as tarefas que precisam de dedicação exclusiva e concentrada, daquelas que posso fazer durante pausas ou enquanto realizo outras atividades (o tempo em que estou cozinhando, por exemplo, rende que só para responder e-mails e fazer posts nas redes sociais).

 

Também priorizo por importância, é claro. Mas tentando ao máximo mesclar atividades mais demoradas e mais rápidas, para ajudar naquela sensação de ir tirando itens da minha lista. Entre os hacks de produtividade que mais funcionam para qualquer pessoa!

 

5. Aproveitar os momentos de trânsito

 

Moro em São Paulo, então nem preciso dizer que passo um bom tempo da minha vida no trânsito… Antes não conseguia fazer nada durante esses momentos, pela dificuldade de ler no celular. Mas, aos poucos, estou pegando o hábito, e aproveitando para responder e-mails e trocar mensagens.

 

Também uso esse tempo para ouvir podcasts e assistir a vídeos no YouTube!

 

6. Definir metas

 

Se você não define metas para sua vida de freelancer, para tudo para fazer isso agora. Saber aonde quer chegar e como vai fazer isso ajuda muito na produtividade. Para mim, é uma arma contra a procrastinação, porque toda vez que penso em adiar algum projeto para maratonar uma série no meio da tarde, lembro que tenho objetivos claros para a minha “eupresa” e aqui para o Vivendo de Freela.

 

Algumas dicas de metas para você ter na sua vida de freela:

 

  • Receita por mês
  • Avaliações positivas dos clientes
  • Novos clientes

 

Lembre-se, é claro, de colocar números ou definir critérios para julgar se chegou ou não à sua meta final!

 

7. Detox de redes sociais

 

Essa é meio óbvia, né? Ficar o tempo inteiro nas redes sociais mina a sua produtividade. E o que fazer para conseguir fazer um detox delas?

 

No dia a dia de trabalho, quando preciso me concentrar uso o app Brain Focus para seguir a técnica Pomodoro. Dentro dela, tenho ciclos de 25 minutos de concentração total, com pausas de 5 minutos para ir ao banheiro, dar uma alongada, tomar um café e, obviamente, olhar as redes sociais. Desta forma, você já começa a colocar pausas para elas – até porque em alguns intervalos você vai querer fazer coisas diferentes com seu tempo.

 

Vale também retirar as notificações de Instagram, Messenger, Facebook… No post que recomento ferramentas para freelancers, tem várias sugestões para ajudar nos hacks de produtividade!

 

8. Usar o telefone!

 

Não gostava muito de fazer ligações…agora amo! Descobri que consigo resolver muito mais rapidamente o que preciso com os clientes quando ligo para eles. Um telefonema de 2 minutos já evita uma série de e-mails que gastam o meu tempo e o deles. E pode conferir, com certeza você não está usando toda a franquia de ligações de seu plano de celular.

 

Aliás, esse hack está totalmente relacionado ao de aproveitar o tempo no trânsito. Quando sei que tenho tempo de deslocamento, já penso o que posso resolver por telefone enquanto estou no táxi ou no ônibus.

 

9. Delegar

 

Quem nunca virou a noite ou atrasou um trabalho porque simplesmente não conseguiu dar conta de tudo? Eu já! Nessas horas, aprendi que a melhor forma de multiplicar meu tempo pode ser contar com parceiros que me ajudem a entregar o serviço. Mesmo que isso signifique ganhar menos. Afinal, antes perder uma parte da receita do que toda a fee do cliente no mês seguinte, não é?

 

10. Abandonar o multitasking

 

Por fim, outro ponto sobre o qual já falei aqui no blog: ser multitarefa não ajuda a sua produtividade como freelancer! Na maior parte das vezes, o melhor a fazer é se concentrar totalmente no que está fazendo, aumentando a velocidade de execução e, principalmente, evitando erros que possam causar refação.

 

E é difícil, viu? Tem dias que preciso falar um “calma, respira, vai dar tempo de tudo” e simplesmente ir anotando o que aparece para fazer depois que terminar a tarefa para a qual estou me dedicando.

 

Quer saber mais sobre essas dicas? Gravei um vídeo para falar melhor sobre elas!

 

E você? Tem seus próprios hacks de produtividade?

 

Esses são alguns dos meus segredos para ser mais produtiva no dia a dia. Desde que aprendi que produzir mais é igual a ganhar mais, fico tentando descobrir mais deles. E fico feliz de compartilhar por aqui!

 

Mas, como falei, esse tema é bastante pessoal. O que funciona para mim, pode não funcionar para você. E vice-versa. Ou também pode funcionar! Por isso, quero saber: o que faz você ter uma melhor performance no trabalho como freela? Quais são os seus hacks de produtividade?

 


Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 😃 

Picture of Lu Costa

Lu Costa

Especialista em Conteúdo Digital, Inbound Marketing e Growth. Empreendeu por 9 anos, começando como freelancer e terminando como líder na agência Content2B. Hoje está de volta ao modelo de trabalho tradicional, mas segue entusiasta de temas como open talent e empreendedorismo.
Picture of Lu Costa

Lu Costa

Especialista em Conteúdo Digital, Inbound Marketing e Growth. Empreendeu por 9 anos, começando como freelancer e terminando como líder na agência Content2B. Hoje está de volta ao modelo de trabalho tradicional, mas segue entusiasta de temas como open talent e empreendedorismo.

COMPARTILHE ESTE POST

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Uma resposta

  1. Essas dicas com certeza irão me ajudar! Hoje luto contra a procrastinação que me atrapalha e muito! Já fiz uma anotação útil para conciliar essas dicas nas minhas rotinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

VEJA TAMBÉM