O Facebook Ads é a plataforma de mídia paga que possibilita a criação de campanhas para divulgação da sua marca dentro da própria rede social. Além disso, é possível veicular anúncios de vários formatos e com diversos objetivos de campanha no Facebook.
Se você já criou alguma campanha dentro do Facebook Ads, certamente ficou em dúvida na hora de escolher qual objetivo usar. Definir corretamente os objetivos da campanha é essencial para o bom desempenho dos seus anúncios, e essa escolha deve ser feita com base nas metas que o seu negócio deseja atingir naquele momento.
Para ajudar a entender melhor os objetivos de campanha do Facebook, você pode começar respondendo algumas perguntas:
- Por que estou lançando essa campanha?
- Quais são os resultados que eu desejo alcançar?
- Quando as pessoas interagirem com meu anúncio, qual é a ação que eu desejo que elas façam?
Contudo, além de ter essas respostas, é preciso conhecer bem os objetivos de campanha do Facebook. Por isso, vamos apresentá-los em detalhes neste artigo!
Conhecendo os objetivos de campanha do Facebook
Ao acessar o gerenciador de anúncios do Facebook para criar uma nova campanha, você terá disponível onze objetivos de campanha que estão divididos em três categorias principais: reconhecimento (reconhecimento da marca e alcance), consideração (tráfego, engajamento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros e mensagens) e conversão (conversões, vendas do catálogo e tráfego para o estabelecimento).
1. Reconhecimento da marca
O reconhecimento da marca tem como objetivo apresentar ou reforçar a presença do seu negócio dentro do ambiente digital. As campanhas do Facebook veiculadas com esse objetivo normalmente são utilizadas por marcas que ainda não têm uma grande audiência.
A campanha será veiculada tanto para pessoas que já conhecem a sua marca, quanto para aquelas que possuem interesse em conhecê-la. Um ponto de atenção desse objetivo é a dificuldade de avaliação da sua eficácia, visto que ele gira em torno de ações que são intangíveis.
2. Alcance
O alcance também está dentro da etapa de reconhecimento. Ele tem como objetivo mostrar o seu anúncio para o maior número de pessoas possível, considerando tanto o público-alvo selecionado na ferramenta de anúncios, quanto o orçamento disponível para a veiculação.
Você pode usar o objetivo de alcance para divulgar um negócio local, por exemplo. Mas, antes de veicular o anúncio lembre-se de segmentar corretamente o público-alvo, ou seja, selecionar pessoas que estão localizadas próximo ao seu estabelecimento para que os objetivos de campanha do Facebook sejam mais efetivos.
3. Tráfego
O tráfego tem como objetivo direcionar os usuários para uma URL de destino. Esse direcionamento pode ser para um site, um blog, a instalação de um aplicativo ou até mesmo para o perfil da sua empresa nas redes sociais.
Como é um objetivo de campanha da etapa de consideração, é importante destacar que o usuário será direcionado para um outro local, onde ele poderá obter mais informações sobre os seus produtos ou serviços.
4. Engajamento
É um objetivo utilizado para conseguir mais engajamento nas publicações ou em uma página de negócios. Você pode usá-lo para incentivar a participação das pessoas em eventos e outras ações, pois ele estimula a interação com público despertando maior interesse em um determinado assunto.
Esse objetivo de campanha do Facebook possui três categorias específicas:
- Envolvimento com a publicação: gera mais comentários, curtidas e compartilhamento do post promovido;
- Curtidas na página: gera comentários, curtidas e compartilhamentos da página promovida;
- Participação em eventos: melhora a interação com o público, já que direciona o anúncio para aqueles usuários que realmente tem interesse na marca e no que ela tem a dizer.
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5. Instalações do aplicativo
Como o próprio nome já diz, esse é um objetivo que incentiva a fazer o download e a instalação de um aplicativo. Ao clicar nesse tipo de anúncio, o usuário será direcionado para a loja do app (Google Play ou Apple Store).
Esse é um dos objetivos de campanha do Facebook que pode trazer bons resultados considerando que os anúncios serão enviados para aqueles que já clicaram ou já instalaram algum aplicativo anteriormente. É ideal para empresas que desejam aumentar o número de usuários dentro da sua plataforma.
6. Visualizações do vídeo
Esse é um objetivo ideal para aqueles que buscam o maior número de visualizações e engajamento em seus vídeos. Uma outra vantagem desse formato é conseguir criar um público personalizado a partir do tempo de visualização do vídeo divulgado.
Os anúncios de vídeo podem ser usados para apresentar a sua marca para os usuários, fazer demonstrações de produtos e serviços, apresentar novas funcionalidades de um aplicativo, dentre outras ideias.
7. Geração de cadastros
Aqui o objetivo é voltado para gerar leads para a marca. A vantagem dessa opção é que todos os dados do formulário são preenchidos dentro da plataforma, ou seja, o usuário não precisa sair do Facebook para realizar a ação.
A geração de cadastros geralmente é usada por empresas que já possuem um time estruturado de vendas e uma estratégia bem definida para tratar esses leads. É uma solução poderosa para aumentar a sua base de clientes e, se bem planejada, também pode impulsionar as vendas.
8. Mensagens
Esse é o último objetivo que está dentro da etapa de consideração. Seu objetivo é direcionar o usuário do Facebook para o Facebook Messenger ou WhatsApp, seja para saber mais sobre os produtos ou serviços oferecidos ou fazer uma solicitação de compra.
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9. Conversões
Entre os objetivos de campanha do Facebook, esse é muito similar ao de geração de cadastros, mas aqui a conversão pode variar de acordo com a estratégia definida pela sua empresa. Antes de iniciar a sua campanha, é necessário ter o Pixel do Facebook instalado, pois através dele é possível rastrear o comportamento dos seus consumidores dentro do site e fazer as otimizações necessárias em uma campanha de conversão.
10. Vendas do catálogo
Esse objetivo mostra os produtos do seu site, em anúncios dinâmicos, para o público-alvo selecionado. Para conseguir veicular esse tipo de anúncio você precisa enviar um catálogo de produtos para o Facebook.
11. Tráfego para o estabelecimento
Esse objetivo incentiva usuários em potencial, localizados em um raio geográfico específico, a visitar a sua loja física. Lembre-se que para ativar esse tipo de anúncio você deve adicionar o endereço do seu estabelecimento.
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Como definir os objetivos de campanha do Facebook e fazer anúncios eficazes
Como você pode perceber, o Facebook Ads oferece uma grande variedade de objetivos de campanha. Cada um deles é direcionado para solucionar os problemas específicos de publicidade do seu negócio.
Aqui descrevemos todos os onze objetivos de campanha que estão disponíveis atualmente. Mas, essa é apenas uma parte da configuração que é realizada dentro da ferramenta para a veiculação dos anúncios.
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