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As 5 maiores tendências do marketing digital para 2020

tendencias do marketing digital

2020 já chegou! Não, você não leu errado!

Se você atua em qualquer área no meio digital, o negócio é se manter sempre atualizado e se antecipar às mudanças.

Mas pode ficar tranquilo, porque o Vivendo de Freela vai te ajudar! Listamos 5 tendências do marketing digital em 2020 que você precisa ficar de olho para alavancar sua carreira de freelancer no próximo ano! Vem conferir!

5 tendências do marketing digital para você ficar atento em 2020

O marketing digital é uma área que está em constante evolução. Todos os dias são criados novos formatos, plataformas, métricas e regras que podem alterar nossa rotina de trabalho e resultados. Mas que também podem gerar muitas oportunidades!

Olha só o que vem por aí e prepare-se para a próxima década!

1.Público sênior em alta

Nos anos 40, os brasileiros viviam, em média, 45 anos. Atualmente, a expectativa de vida é de 75 anos segundo o IBGE, o que coincide com o fato de que as mulheres estão tendo menos filhos.

Com menos crianças nascendo e as pessoas vivendo mais, a população acima de 65 anos aumenta e demanda mais do mercado, tanto que esse fenômeno está sendo chamado de “economia prateada”.

Outro dado que chama atenção é que 60% deles já possui smartphone. Assim, a ideia de que este público não será impactado na internet não é verdadeira.

Tudo isso significa que é necessário criar mais conteúdo digital para este segmento, aumentando as oportunidades para freelancers!

2. Robotização

A automação de processos por robôs está tirando empregos de muita gente, especialmente nas áreas industrial e de atendimento ao consumidor.

Com certeza, você já deve ter visto e até conversado com um ChatBot, o atendente virtual.

Ele é a prova de que, com o auxílio da inteligência artificial, as máquinas já conseguem interagir com e como humanos.

E adivinhem, já existem por aí sites que publicam conteúdos feitos por robôs, no entanto, essa tecnologia é mais aplicada em redações e sites de notícias, já que as máquinas não têm a capacidade de elaborar um conteúdo mais complexo, que exige reflexão e apelo emocional, como devem ser os textos para blogs, por exemplo. Fica a dica pra não bater o desespero!

3. Vídeos em primeiro lugar

O mercado audiovisual é promissor, afinal, o vídeo é o “queridinho” do marketing de conteúdo, sendo responsável por nada menos do que 80% de todo tráfego da internet — os dados são da empresa de tecnologia Cisco.

Portanto, se você sabe fazer bons vídeos, parabéns, porque este pode ser um o seu grande diferencial para atrair e fidelizar clientes.

Caso contrário, é bom aprender logo!

4. O áudio também tem vez

E, apesar da liderança do conteúdo visual, o áudio não é mais um mero coadjuvante nesse cenário. Empresas como Google, Apple e Spotify estão investindo muito em podcasts, e a ideia é que qualquer um possa ter o seu, assim como um canal do Youtube. Só que, ao contrário do vídeo, que é um material mais conciso, o podcast permite trabalhar conteúdos um pouco mais extensos, normalmente de 30 minutos a 1 hora de duração.

5. Interação por voz com os dispositivos

Quem diria que chegaria um momento da era digital em que digitar seria coisa do passado (literalmente).

Hoje, já podemos falar com os nossos celulares para realizar uma tarefa ou para fazer uma busca no Google, o que facilita muito a vida, não é mesmo?

Só que essa facilidade traz um novo desafio para os profissionais que trabalham com SEO: pensar não apenas como o usuário escreve, mas também como ele verbaliza suas necessidades nas ferramentas de busca .

Isso implica em mudar a forma como planejamos as palavras-chave, pois a pesquisa está saindo de um modelo mecânico, que é a linguagem escrita, para a linguagem natural da fala.

Mas tudo isso não é nada se….

Não tiver conteúdo relevante, pensado para atender as necessidades dos clientes.

Por isso, independente de quais plataformas e formatos você for trabalhar, esteja certo de que a produção de conteúdo útil, que oferece soluções (e não produtos), continuará sendo a maior tendência de marketing digital em 2020 e a melhor maneira de atrair leads qualificados para as empresas.

E, por falar em produção de conteúdo, você já conhece seção Contratar Freelancer, do Vivendo de Freela? Anuncie aqui o seu trabalho e deixe que os clientes venham até você!

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Fatima El Kadri

Jornalista e produtora de conteúdo Web alinhado às técnicas de SEO e Inbound Marketing. Apaixonada por adquirir e compartilhar conhecimento neste universo digital.
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Fatima El Kadri

Jornalista e produtora de conteúdo Web alinhado às técnicas de SEO e Inbound Marketing. Apaixonada por adquirir e compartilhar conhecimento neste universo digital.

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