Em muitas situações e para algumas funções específicas, vale mais a pena contar com um parceiro autônomo do que aumentar a sua equipe. Isso porque contratar um profissional freelancer pode representar uma série de vantagens para o seu negócio.
Antigamente, uma empresa tinha poucos canais de comunicação direta com o seu público, apenas um telefone e um e-mail eram o suficiente. Mas, com o avanço das mídias digitais, isso mudou: é preciso manter várias redes sociais ativas, site e blog atualizados, entre outros.
O problema é que uma pessoa só não consegue dar conta de tudo e, devido ao orçamento enxuto, os empreendedores não conseguem contratar um funcionário fixo para cada especialidade.
>> Como contratar freelancer: dicas para encontrar os melhores profissionais
O que fazer, então? A solução é contratar um profissional freelancer, que trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício, e pode trazer melhores resultados do que um colaborador registrado, dependendo da necessidade da sua empresa.
Confira 8 vantagens que você terá ao contratar um profissional freelancer
Tem dúvidas a respeito disso? Então, leia o artigo a seguir e conheça as vantagens de contratar um profissional freelancer para a sua equipe! No final, ainda damos algumas dicas para você encontrar o melhor profissional. Acompanhe!
1. Profissional especializado
Optando pela contratação de um freelancer, você poderá encontrar profissionais altamente especializados, de acordo com a sua necessidade.
Se você precisa de conteúdo para o seu blog, com certeza vai encontrar redatores que escrevem artigos dentro do seu nicho. Já se deseja criar um site em WordPress, há milhares de profissionais capacitados a desenvolver um com exclusividade para o seu negócio, dentro da plataforma.
O foco em um nicho ou uma atividade específica é um grande diferencial no mercado freelancer.
2. Qualidade do trabalho
O resultado dessa especialização se reflete na qualidade do trabalho — e essa, com certeza, é também uma das vantagens de contratar um freelancer. Para o profissional que atua nesse formato, cada novo projeto é uma chance de apresentar um trabalho impecável e gerar resultados para o cliente.
É diferente de um colaborador com carteira assinada, que, mesmo não apresentando uma performance tão boa em alguns projetos, ainda pode permanecer na equipe.
O freelancer só tem uma oportunidade para mostrar o que é capaz de fazer — e ele sabe que só terá novos jobs se o cliente realmente gostar do seu trabalho. Portanto, não pode correr o risco de apresentar um resultado mediano.
3. Economia de recursos da empresa
Trabalhar em home office traz benefícios tanto para o profissional quanto para a empresa. Na contratação de um profissional freelancer, isso representa uma economia permanente, já que ele não dependerá dos recursos da empresa para fazer o seu trabalho.
>> Freelancer de Redes Sociais: o que avaliar antes de contratar um
4. Otimização do tempo da equipe fixa
Se o seu objetivo é ter mais tempo para tomar decisões estratégicas, você deve pensar em contratar um freelancer.
Primeiro porque, como já comentei, o seu alto nível de especialização faz com que ele consiga executar um trabalho específico e complexo em menos tempo.
Segundo porque, com isso, você e seus funcionários poderão se dedicar a atividades que exigem um acompanhamento contínuo, como planejamento e análise de resultados.
5. Comprometimento com prazos
Entre as vantagens de contratar um freelancer, está o fato de que, como qualquer bom profissional, um bom freela é altamente responsável com prazos. Um ponto muito positivo é que ele tem total controle sobre a sua agenda, podendo adaptar-se à necessidade do cliente.
6. Flexibilidade também na negociação
Sendo um profissional independente, o freelancer pode cobrar valores mais acessíveis, assim como oferecer melhores condições de pagamento. Isso significa que vocês podem conversar e tentar chegar em um acordo que seja bom para ambos.
7. Atendimento de demandas que não justificam a contratação de um funcionário
O freelancer é a melhor opção para projetos com prazo determinado, ou quando ninguém na sua equipe tem a expertise para assumir uma demanda específica, como, por exemplo, desenvolver posts para redes sociais.
8. Mais praticidade para selecionar os profissionais
A contratação de um trabalhador independente envolve muito menos custos e burocracia do que um funcionário fixo ou, até mesmo, uma agência.
>> Agência ou freelancer: qual a melhor opção para o seu projeto?
Logo, a última das vantagens de contratar um profissional freelancer que trazemos aqui é que você consegue encontrar exatamente o perfil que procura em apenas alguns minutos na internet. Aqui no Vivendo de Freela, por exemplo, temos uma página específica para divulgar o trabalho de profissionais.
Como contratar o freelancer ideal para o seu projeto
Existem milhares de profissionais freelancers disponíveis no mercado e, certamente, um deles é perfeito para atender a sua necessidade.
Contudo, alguns gestores, por não possuírem experiência em contratar freelancers, podem acabar não tendo o resultado esperado. Como em qualquer categoria, sempre há os bons e os maus profissionais, portanto, é preciso ficar de olho em alguns aspectos para não cair em armadilhas.
Se você nunca contratou freelancers, veja as dicas que o Vivendo de Freela separou para você.
1. Busque no lugar certo
Existem muitos sites que fazem a ponte entre o potencial cliente e o freelancer. No entanto, na maioria das vezes, essas plataformas não são o melhor “lugar” para encontrar e realizar a contratação do profissional que você precisa.
Além da interação com os freelas ser limitada e mediada pelo site, profissionais com mais experiência preferem divulgar o seu trabalho de outras formas e não ter esse intermediário. Portanto, vale priorizar indicações de outros parceiros ou fazer a busca no LinkedIn ou até mesmo no Google, já que muitos freelancers têm sites pessoais.
2. Veja amostras do trabalho ou portfólio
Não contrate um freela sem antes ver uma amostra do seu trabalho. Dessa forma, é possível avaliar se ele realmente pode atender a sua demanda.
Dependendo do ramo de atuação, alguns profissionais têm sites ou portfólios, o que pode ser muito positivo para você tomar uma decisão mais segura. Se estiver buscando em uma plataforma, a dica é prestar atenção na nota que aparece no perfil do freelancer.
3. Solicite referências
Se mesmo vendo as amostras, você ainda tiver dúvidas sobre a qualidade do trabalho ou o comprometimento do profissional, é possível solicitar referências de clientes ou ex-clientes.
Isso pode ajudar na tomada de decisão. Aliás, se tiver boas referências, o freelancer fará questão de passá-las a você.
4. Desconfie de valores muito baixos
No mercado freelancer, é comum ver contratantes oferecendo um valor muito baixo pela prestação dos serviços. Não seja um deles! Assim como a sua empresa tem o direito de cobrar um preço justo pelo seu produto ou serviço, o freela também precisa precificar o seu trabalho.
Aliás, em algumas áreas, os valores cobrados podem variar significativamente, mas vale ficar atento quando o valor for muito abaixo do mercado. Lembre-se que o preço do serviço é um importante indicativo da qualidade do trabalho.
5. Estabeleça um contrato
Mesmo sendo um job de curto prazo, uma vez que se trata de um acordo financeiro, o ideal é sempre ter um termo escrito e assinado entre vocês. Assim, você tem mais garantia de que o combinado será cumprido e ambos poderão ter apoio jurídico, caso necessário.
Resumo: você está pronto para contratar um freelancer!
Bom, depois de ler sobre as vantagens de contratar um freelancer e conferir as dicas para acertar na escolha, você está mais do que preparado para ir atrás do profissional que precisa! Lembrando que um freela oferece:
- Serviço especializado;
- Trabalho de qualidade;
- Redução de custos;
- Otimização do tempo;
- Cumprimento de prazos;
- Flexibilidade na negociação;
- Praticidade na seleção.
E sobre a escolha do profissional certo:
- Solicite amostras de trabalho e referências;
- Desconfie de valores baixos demais;
- Prefira assinar contrato.
Agora que você está pronto, quer conhecer alguns freelas que podem te ajudar? Clique aqui e encontre o profissional certo para sua necessidade!
Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post! 😃