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Vendas para profissionais independentes: 5 dicas sobre como vender o seu trabalho de forma eficaz

vendas para profissionais independentes

Você trabalha como freelancer? O que sabe sobre vendas para profissionais independentes? É muito provável que a maioria das pessoas responda “pouco” ou até mesmo “nada”. Mas, estamos aqui para ajudar nisso!

Os profissionais independentes, conhecidos também como freelancers, consultores ou autônomos, são aqueles que têm liberdade e flexibilidade para exercer a sua profissão. Em alguns segmentos é possível que essas atividades sejam realizadas no formato remoto, ou seja, de qualquer lugar do mundo.

No entanto, muitos profissionais independentes enfrentam um grande desafio: saber vender o seu trabalho. O Thiago Gabri, do @oguianaodefinitivo, já liderou times de vendas nas Resultados Digitais e no LinkedIn e palestrou sobre o tema para milhares de pessoas. 

Além disso, recentemente, ele participou de uma live super especial no canal do YouTube do Vivendo de Freela e trouxe algumas dicas muito importantes para quem quer entender mais sobre esse assunto!

Confira 5 dicas de vendas para profissionais independentes

Durante o bate-papo com a Lu Costa, foram abordados diferentes pontos sobre vendas para profissionais independentes — desde o que saber antes de começar, onde e como vender seus serviços até questões relacionadas à marca pessoal e ao envio de propostas.

Abaixo listamos os principais tópicos da conversa. Confira!

1. O que saber antes de começar a vender

Thiago diz que “nunca acreditou muito em fórmulas mágicas, receita de bolo, aquele negócio de fazer exatamente assim que vai funcionar”. Para ele, antes de começar a vender, é fundamental ouvir o outro — nesse caso o seu cliente potencial — e entender quais são as suas dores

A partir dessa conversa será possível elaborar melhor o processo de vendas do seu negócio e entender também como os seus serviços se conectam com a dor do cliente. Além disso, você também será capaz de identificar quais os serviços do seu portfólio podem se encaixar naquela demanda, quais serão os benefícios que você poderá entregar e como irá agregar valor para o negócio daquele cliente.

modelo de portfolio

2. Onde e como vender meus serviços

Para Thiago “a indicação ainda é o melhor caminho”. Todos os profissionais, sejam eles independentes ou não, possuem uma rede de contatos. Então, que tal entrar em contato com a sua rede, falar sobre os seus serviços e pedir indicações?

Outra forma de ampliar o seu networking e vender os seus serviços, é participar de eventos presenciais ou online, comunidades e grupos dentro das redes sociais. Faça um mapeamento de eventos e das redes sociais que os seus clientes têm o costume de frequentar e esteja presente

Uma rede que merece destaque quando o assunto é vendas para profissionais independentes é, sem dúvida, o LinkedIn. Pois, é uma ferramenta que funciona muito bem para prospectar novos clientes. Vale a pena investir algumas horas do seu dia para se conectar com outras pessoas, mapear potenciais contatos e falar um pouco mais sobre o seu trabalho. Você também pode aproveitar esse momento para testar diferentes formas de abordagem.

>>> LinkedIn para freelancers: como usar a ferramenta a seu favor

3. Por que construir uma marca pessoal é importante para as vendas para profissionais independentes

Quando você é um profissional independente que trabalha com serviços, você é o seu principal produto. Portanto, é imprescindível pensar em estratégias a curto e a longo prazo que auxiliem na construção da sua marca pessoal.

Comece fazendo uma autoavaliação, entendendo quais são as suas habilidades e competências, quais são os seus valores pessoais e profissionais e como tudo isso pode estar relacionado direta ou indiretamente com o seu negócio

Posteriormente, é hora de definir os canais de comunicação do seu negócio e se posicionar. Mas, não se esqueça que uma marca pessoal não existe apenas para gerar vendas, ela é a sua essência, ou seja, é a razão pela qual você faz o que faz. 

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4. Como escalar o meu negócio

“Faça o que você sabe fazer e contrate pessoas para fazer o que você não sabe fazer”. Esse é um dos pontos fundamentais que o Thiago traz sobre vendas, principalmente para aqueles profissionais independentes que desejam escalar o seu negócio. 

Geralmente, os profissionais independentes trabalham com serviços, ou seja, vendem o seu tempo. Mas, o tempo é escasso e limitado. Portanto, é preciso pensar como fazer mais e melhor dentro desse mesmo espaço de tempo. Produtos digitais, mentorias coletivas, programas de parcerias são algumas alternativas que podem possibilitar a escalada do seu negócio. 

>>> Como ter clientes internacionais: 5 dicas para conquistar projetos de fora e receber por eles

5. Não empurre uma venda, atraia bons negócios

A última dica sobre vendas para profissionais independentes é: não seja aquela pessoa chata que tenta empurrar uma venda a qualquer custo para o cliente. Normalmente, quando isso acontece o efeito é totalmente contrário, pois o cliente não realiza a compra agora e também não irá realizar depois. 

Um cliente quer ter o seu problema solucionado, portanto, apresente bem os seus serviços e seja o mais transparente possível durante a negociação.

Assista a live completa sobre vendas para profissionais independentes!

Gostou da dicas e quer saber ainda mais sobre como vender o seu trabalho e conquistar clientes e projetos? O Vivendo de Freela está com turma aberta para o curso de vendas focado em quem deseja desenvolver essa habilidade e melhorar seus resultados!

Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no FacebookInstagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post! 😃

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Suzane Braga

Administradora que atua há mais de dez anos na área de marketing em empresas de diversos segmentos como tecnologia, telecom, agronegócio, serviços e mercado imobiliário.
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Suzane Braga

Administradora que atua há mais de dez anos na área de marketing em empresas de diversos segmentos como tecnologia, telecom, agronegócio, serviços e mercado imobiliário.

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