Sabe quando a gente tem um sonho, mas que nunca sai do papel? Era o que estava acontecendo comigo: sempre quis ter um blog, um canal que pudesse criar meu próprio conteúdo e ajudar as pessoas. Mas nunca acontecia, talvez por falta de tempo, talvez por falta de tema. Na verdade, hoje acho que ainda não tinha acontecido porque não era a hora.
O Vivendo de Freela finalmente nasceu quando eu comecei a trabalhar como freelancer. Tinha decidido sair do meu emprego e precisava de uma graninha extra até encontrar o próximo. No primeiro mês fazendo freela, porém, uma pulguinha se instalou atrás da minha orelha e não queria sair de jeito nenhum: será que eu preciso mesmo arrumar um novo emprego ou dá para viver de freela?
Com essa pergunta na cabeça, fui para o Google pesquisar sobre como, afinal, era a vida de um freelancer, o que era preciso para virar MEI, como manter gestão financeira, as melhores formas de encontrar clientes… foi aí que pensei: tá aí um tema legal para um blog!
A pulga atrás da orelha se transformou rapidamente em ideias em um bloco de papel e depois evoluiu para esse blog que você está visitando agora. Aqui vou postar conteúdos sobre o dia a dia de um freelancer, contabilidade, vendas, gestão de tempo, ferramentas úteis e o que mais ajudar você em seu trabalho como freela, seja essa sua fonte de renda principal ou apenas um dinheirinho a mais para ajudar no fim do mês.
Seções do Vivendo de Freela
- Carreira de freelancer: quais são as oportunidades e as peculiaridades de direcionar sua carreira para a atuação como freelancer.
- Trabalhando em casa: os desafios de trabalhar em home office, ferramentas de produtividade e organização para você não perder o foco.
- Divulgando sua marca: como encontrar clientes e promover seu trabalho freelancer.
- Você como empresa: a parte burocrática de ser freelancer: regularização, contabilidade, finanças, etc.
E como tomei a decisão de viver de freela?
Fiz um vídeo contando um pouco da minha história 🙂
Minha atuação como freelancer fica restrita a Marketing e produção de conteúdo, então espero muito no futuro poder contar com colaboração de profissionais de outras áreas. Se o seu coração já bateu forte com a ideia desse blog, deixe um comentário aqui e vamos conversar 🙂
Estou na expectativa de que esse canal de conteúdo ajude você em seu sucesso como freelancer! Boa sorte!
Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 😃
Respostas de 7
Olá, Luciane.
Eu queria que você me explicasse qual a diferença entre as agencias e as plataformas que contratam redatores freelancers web. E eu gostaria que você me indicasse algumas dessas agencias.
Parabéns pela iniciativa e pelo ótimo trabalho!
Oiee! Cai de paraquedas aqui pois também iniciei a vida de freelancer há algum tempo. Sou jornalista também, trabalho com produção de conteúdo e Marketing, e, inclusive, vou lançar meu blog já (mas não é sobre freelas. rsrs). Quanta coincidência! Muito bacana seu blog. Já estou acompanhando. =)
Oi, Camila! que legal!Faz 1 mês que lancei o blog e estou curtindo muito, vamos trocando ideias sobre os nossos blogs! Adicionei você no Facebook 🙂 E se quiser colaborar aqui, é super bem-vinda! Abraço!
Parabéns pela iniciativa!
O design e o conteúdo (so far) do teu blog são muito bons.
Espero que continues postando porque o teu blog me inspirou a começar a fazer freelas também. Era uma opção que eu nunca havia considerado até então, apesar de sempre ter tido vontade.
Oi, Gustavo! Que legal, espero que tenha sucesso na jornada! Essa semana vou postar um artigo sobre como encontrar jobs para freela, acho que vai ajudar. Abraço! 🙂
Gostei do blog, da ideia, acredito que precisava mesmo ter um lugar pra centralizar informações desse tipo, tem bastante gente que vive com dúvida sobre essa transição, e sei como é difícil arrumar informação pertinente, espero que de tudo certo! e parabens pela ideia e atitude!
Oi, Diego!
Que bom que você gostou 🙂 Se quiser colaborar ou dar ideias de conteúdos que possam ajudar nessa transição, vai ser muito bem-vindo! Sucesso para nós!