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action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/viven433/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114Quando a gente pensa em come\u00e7ar a viver de freela, v\u00e1rias preocupa\u00e7\u00f5es surgem em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 produtividade<\/a>, \u00e0 rotina, \u00e0 capacidade de entrega… Mas, acredite, nenhuma \u00e9 maior do que a preocupa\u00e7\u00e3o de como conseguir clientes \u00a0– \u00a0e bons clientes, que nos paguem o que nosso servi\u00e7o realmente vale. Concorda?<\/p>\n Sobre isso, \u00e9 comum a gente se perder no meio de algumas reclama\u00e7\u00f5es\u00a0(confesse, voc\u00ea tamb\u00e9m se queixa sobre isso):<\/strong><\/p>\n Mas, enquanto reclama sobre tudo isso, como est\u00e3o as respostas para essas perguntas?<\/strong><\/p>\n Pois \u00e9, talvez j\u00e1 tenha se dado conta… Voc\u00ea est\u00e1 precisando come\u00e7ar a vender seu trabalho de forma mais ativa, n\u00e3o \u00e9?<\/p>\n Vamos confessar, n\u00f3s temos um certo preconceito com vendas. Todos j\u00e1 tivemos experi\u00eancias ruins com algu\u00e9m tentando nos empurrar um produto ou servi\u00e7o e, cada vez que pensamos na nossa necessidade de vender, temos medo de nos tornarmos um vendedor chato e inconveniente.<\/p>\n Lembre-se, por\u00e9m, de que n\u00e3o existe neg\u00f3cio sem vendas<\/strong>. E voc\u00ea \u00e9 uma empresa, n\u00e3o \u00e9 mesmo?<\/p>\n Se n\u00e3o gosta mesmo de cumprir o papel de vendedor, as plataformas e as indica\u00e7\u00f5es facilitam que os clientes cheguem at\u00e9 voc\u00ea, mas, no fim das contas, voc\u00ea ainda precisa vender (fazer propostas, negociar valores, etc).<\/p>\n \u00c9 importante saber, tamb\u00e9m, que quanto mais voc\u00ea estiver \u00e0 frente do processo de venda desde o in\u00edcio, maior ser\u00e3o seus ganhos<\/strong> e o alinhamento do cliente com o servi\u00e7o que presta. Vale vender por conta pr\u00f3pria, n\u00e3o acha?<\/p>\n <\/p>\n J\u00e1 que n\u00e3o d\u00e1 para viver de freela<\/a> sem vender, separei algumas dicas do que aprendi na pr\u00e1tica e que me permitiram fugir da l\u00f3gica do menor pre\u00e7o que parece estar dominando nosso mercado:<\/p>\n O primeiro passo para vender bem \u00e9 definir o servi\u00e7o que ir\u00e1 colocar no mercado. Se quer conquistar clientes com maior facilidade, voc\u00ea n\u00e3o pode ser mais um designer, mais um redator de conte\u00fado, mais um desenvolvedor… Mesmo que alguma dessas seja sua atividade principal, \u00e9 necess\u00e1rio encontrar uma especialidade, um nicho para atuar ou algum tipo de diferencial<\/strong>.<\/p>\n Por exemplo, como redatora freelancer percebi que muitos clientes sentiam falta de reuni\u00f5es presenciais para alinhamento e defini\u00e7\u00e3o de estrat\u00e9gia – e estavam dispostos a pagar mais por isso. Comecei, portanto, a ampliar o escopo do servi\u00e7o, para torn\u00e1-lo mais estrat\u00e9gico e incluir planejamento e distribui\u00e7\u00e3o de conte\u00fado. Algo simples, mas que j\u00e1 me ajudou a fechar mais neg\u00f3cios simplesmente por sair da l\u00f3gica “me manda o briefing que eu te mando um texto”.<\/p>\n Ao mesmo tempo em que pensa no seu servi\u00e7o \u00fanico, comece a definir quem \u00e9 o seu cliente ideal. Sim, no in\u00edcio a gente atende todo o tipo de perfil de empresa, mas, aos poucos, \u00e9 legal se especializar em um foco. Voc\u00ea pode defini-lo de acordo com o porte da empresa, com a \u00e1rea de atua\u00e7\u00e3o ou com o perfil de p\u00fablico (B2C ou B2B).<\/p>\n A partir disso, ficar\u00e1 mais f\u00e1cil se colocar no lugar do cliente e entender o que ele realmente precisa que voc\u00ea ofere\u00e7a como servi\u00e7o.<\/p>\n Quando souber quem \u00e9 seu cliente ideal, comece a pesquisar onde ele est\u00e1. Se forem ag\u00eancias, provavelmente os tomadores de decis\u00e3o ser\u00e3o ativos no LinkedIn. Se forem pequenos neg\u00f3cios, o mais f\u00e1cil costuma ser uma abordagem cara a cara ou por telefone. Se forem startups, existem grupos no Facebook e eventos presenciais que podem ser \u00f3timas oportunidades de networking<\/a>.<\/p>\n Enfim, essa costuma ser a hora em que voc\u00ea percebe o quanto as empresas que buscam freelas em plataformas representam apenas uma pequena parcela do que \u00e9 o seu mercado potencial<\/strong> de clientes – e isso d\u00e1 um al\u00edvio na alma!<\/p>\n Conhecendo melhor o perfil de seu cliente, \u00e9 hora de criar uma marca que seja atrativa para ele. N\u00e3o, na maioria dos casos nem precisa gastar dinheiro. O mais importante \u00e9 pensar em seu posicionamento profissional de acordo com o que acredita e tamb\u00e9m com o que \u00e9 relevante para o\u00a0mercado que ir\u00e1 abordar.<\/p>\n Feito isso, pense no seu posicionamento, nas mensagens principais que deseja passar, nas oportunidades de marketing pessoal e de networking.<\/p>\n N\u00e3o se esque\u00e7a de montar um portf\u00f3lio<\/a> adequado para seu p\u00fablico, que seja um verdadeiro material de vendas<\/strong> – deixando claro sua experi\u00eancia, seus principais trabalhos e os resultados que alcan\u00e7ou. E, por favor, n\u00e3o mande apenas um link do Behance se o seu potencial cliente \u00e9 um pequeno neg\u00f3cio ou uma empresa mais tradicional – pense no formato que cada um desses neg\u00f3cios est\u00e1 acostumado a avaliar um novo fornecedor.<\/p>\n Sim, voc\u00ea at\u00e9 pode pedir novas indica\u00e7\u00f5es para amigos e contatos de sua \u00e1rea, mas, se quer mesmo garantir novos clientes, vai ter que arriscar\u00a0algumas abordagens proativas tamb\u00e9m. N\u00e3o sou nenhuma especialista em negocia\u00e7\u00e3o para ensinar t\u00e9cnicas por aqui, ent\u00e3o o melhor que posso dizer \u00e9 para voc\u00ea testar diferentes formas de contato<\/strong>, de acordo com o que descobriu de seu p\u00fablico.<\/p>\n Eu fa\u00e7o isso pelo LinkedIn<\/a>, que j\u00e1 \u00e9 uma rede em que as pessoas est\u00e3o mais dispostas a conversar sobre neg\u00f3cio. Se o seu p\u00fablico alvo tamb\u00e9m estiver l\u00e1, \u00e9 uma boa sa\u00edda para os primeiros testes. Mas, se n\u00e3o estiver, ainda existem e-mails, eventos, telefonemas e at\u00e9 visitas que podem ajudar a marcar uma reuni\u00e3o.<\/p>\n Quando um potencial cliente pedir uma proposta, n\u00e3o mande apenas o valor do freela \u00a0no corpo do e-mail<\/strong> – ainda mais se for um dos primeiros contatos. Se for uma solicita\u00e7\u00e3o que chegar at\u00e9 voc\u00ea, marque primeiro uma conversa por Skype ou por telefone para entender qual \u00e9 o real desafio do cliente. Assim, voc\u00ea ser\u00e1 capaz de identificar quais outros servi\u00e7os pode oferecer a ele, indo al\u00e9m do que foi solicitado.<\/p>\n Depois, monte uma proposta caprichada, identificando objetivos, desafios, m\u00e9tricas e resultados esperados, comprometimento esperado do cliente, tempo de execu\u00e7\u00e3o e tudo o mais que demonstra profissionalismo. Garanto a voc\u00ea, a chance de convers\u00e3o \u00e9 infinitamente maior do que aquela proposta enviada no corpo do e-mail…<\/p>\n Mesmo que sinta que o potencial cliente n\u00e3o vai fechar neg\u00f3cio com voc\u00ea, fa\u00e7a follow up. Uma liga\u00e7\u00e3o ou e-mail dias ap\u00f3s o envio da proposta pode trazer a voc\u00ea uma resposta positiva ou, pelo menos, um feedback sobre o que n\u00e3o satisfez a expectativa da empresa. Apenas assim voc\u00ea tem chance de melhorar para a sua pr\u00f3xima venda!<\/p>\n Se o neg\u00f3cio for fechado, lembre-se de cumprir tudo que prometeu na hora da venda e ainda fazer um pouco mais. Clientes satisfeitos realmente fazem indica\u00e7\u00f5es<\/strong> e facilitam novos neg\u00f3cios para voc\u00ea – e n\u00e3o h\u00e1 endosso melhor na hora de uma nova venda.<\/p>\n Para isso, pe\u00e7a feedback sempre, entregue os jobs no prazo, mantenha o canal de comunica\u00e7\u00e3o aberto e demonstre interesse nos resultados dos clientes. J\u00e1 \u00e9 muito mais do que a maioria dos freelas faz, infelizmente!<\/p>\n E ent\u00e3o, olhando para as dicas acima, como voc\u00ea avalia sua atitude para ter novos (e bons) clientes? Tem feito a sua parte ou apenas se queixado que o mercado est\u00e1 ruim e que os pre\u00e7os s\u00e3o muito baixos? Est\u00e1 agindo como uma empresa s\u00e9ria ou como mais um profissional que apenas faz bico<\/a>?<\/p>\n Sim, eu sei que o momento realmente n\u00e3o \u00e9 o melhor, mas, se voc\u00ea n\u00e3o estiver disposto\u00a0a dividir seu tempo como freela fazendo algumas coisas de que n\u00e3o gosta, vai ser dif\u00edcil ter sucesso nessa carreira.<\/p>\n Nessas horas, sinto em dizer, mas n\u00e3o existe trabalho em que voc\u00ea fa\u00e7a apenas o que ama. No caso da vida de freelancer, por\u00e9m, se fizer um esforcinho a mais nessas fun\u00e7\u00f5es mais chatas, com certeza vai ter mais tempo e dinheiro para fazer o que gosta por mais tempo \ud83d\ude09<\/p>\n Voc\u00ea tem outras dicas de vendas para freelancers? Compartilhe aqui nos coment\u00e1rios o que j\u00e1 funcionou para voc\u00ea!<\/em><\/strong><\/p>\n Lembrando que estamos tamb\u00e9m no nosso canal no YouTube<\/a>, com v\u00eddeos novinhos sobre a vida de freela. Assina l\u00e1<\/a> para n\u00e3o perder nenhum conte\u00fado. Tamb\u00e9m marcamos presen\u00e7a no Facebook<\/a>, Instagram<\/a> e LinkedIn<\/a>. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e tamb\u00e9m para aproveitar todos os benef\u00edcios da carreira independente. \u00c9 claro, tamb\u00e9m respondemos d\u00favidas. S\u00f3 deixar elas aqui nos coment\u00e1rios do post \ud83d\ude03\u00a0<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Quando a gente pensa em come\u00e7ar a viver de freela, v\u00e1rias preocupa\u00e7\u00f5es surgem em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 produtividade, \u00e0 rotina, \u00e0 capacidade de entrega… Mas, acredite, nenhuma \u00e9 maior do que a preocupa\u00e7\u00e3o de como conseguir clientes \u00a0– \u00a0e bons clientes, que nos paguem o que nosso servi\u00e7o realmente vale. Concorda? 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